Aumenta devolução de cheques por falta de fundos em março, revela Serasa

Efeitos sazonais, inflação e acumulo de compromissos influenciaram nos números no período

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,21% em março deste ano, é o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.

De acordo com a pesquisa, no mês passado, foram devolvidos 1.401.869 cheques e compensados 63.390.631. Já em fevereiro de 2014, houve 1,99% de devoluções. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o número ficou próximo à estabilidade. Em março d3e 2013, o percentual de cheques devolvidos foi de 2,36%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento da inadimplência com cheques em março tem caráter sazonal e reflete as dificuldades financeiras do consumidor com um cenário de inflação em aceleração e do acúmulo de compromissos típicos do primeiro trimestre do ano: pagamento de impostos como IPVA e IPTU, despesas com material escolar, gastos das viagens de férias, restos a pagar das compras parceladas das festas de final de ano.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na análise por região, Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos no primeiro bimestre de 2014, com 12,33% de devoluções. O Amazonas, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,24%). Entre as regiões, a Norte foi a que  ficou no topo ranking, com 4,30% de cheques devolvidos, e a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual, de 1,64%.