Fique atento: tentativas de fraude contra o consumidor crescem 1,6% em março

Setor de telefonia liderou número de golpes registrados no período

Nara Faria

Documentos pessoais

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SÃO PAULO – No mês de março foram registradas 155.399 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.

O número, revelado pelo Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor, representou uma alta de 1,6% em relação a fevereiro e representa uma tentativa de fraude a cada 17,2 segundos no país. O indicador também registrou alta de 2,4% na comparação trimestral (janeiro a março de 2014 contra o mesmo período de 2013). Já em relação a março de 2013, houve queda de 4,5%.

O setor de telefonia respondeu por 59.255 registros, totalizando 38,1% do total de tentativas de fraude realizadas em março de 2014, queda em relação aos 38,7% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 49.768 registros, equivalente a 32% do total. No mesmo período no ano passado, este era o setor respondeu por 32,7% das ocorrências.

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O setor bancário ocupou a terceira colocação no ranking, com 30.829 tentativas, 19,8% do total, ante 18,9% no mesmo período de 2013. Já o segmento varejo teve 12.883 mil tentativas de fraude, representando 8,3% das fraudes, alta em relação aos 8,1% observados em março de 2013. Os demais segmentos representaram 1.7% do total. 

Confira as principais tentativas de golpe