Consumo consciente do crédito ajuda a manter inadimplência estável

Segundo o diretor de Marketing, Inovação e Sustentabilidade, Fernando Cosenza, existem sinais claros de estabilidade na inadimplência

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – O Indicador de Registro de Inadimplentes do consumidor, medido pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), ficou em 3,5% no terceiro trimestre deste ano, ante o mesmo período de 2012. Ainda que o índice tenha aumentado em relação ao comparativo entre 2012 e 2011, quando estava em -1,7%, a alta está longe de alcançar o índice de inadimplência registrado entre julho e setembro de 2011 e de 2010, de 25,1%.

Segundo o diretor de Marketing, Inovação e Sustentabilidade, Fernando Cosenza, existem sinais claros de estabilidade na inadimplência. “Essa tendência é o resultado do endurecimento dos critérios de concessão de crédito, que aconteceu após o pico de inadimplência em 2011.”

Nos últimos meses, o que também tem ajudado a manter o índice foram os primeiros sinais da inflação e a interrupção da melhora contínua na renda brasileira e no mercado de trabalho. “As famílias sentiram no bolso e estão mais cautelosas, sobretudo, com o crédito.”

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Consumo mais consciente
Cosenza também acredita que, além destes fatores, os consumidores estão mais conscientes em relação ao uso desenfreado do crédito, que resulta na inadimplência. “Percebemos que mais pessoas utilizam o crédito, mas ele não compromete mais a renda do trabalhador.”

Isso pode ser constatado no Indicador de Demanda por Crédito do Consumidor, também medido pela Boa Vista, que apresentou 1,6% no 3º trimestre de 2013, ante o mesmo período de 2012. Entre 2012 e 2011, este índice estava em 5,6% e, em 2010, 9,7%. “Não é uma cautela de uma crise, mas os consumidores estão mais atentos ao endividamento.”

O brasileiro também está mais confiante em relação ao pagamento das dívidas. No trimestre encerrado em setembro, 100% dos inadimplentes afirmaram que podem quitar as dívidas atuais e vencidas. “É a primeira vez que isso acontece. O consumidor está mais maduro em relação ao uso do crédito e a próxima safra de concessões de crédito tende a um equilíbrio maior, o que deve ajudar a manter a inadimplência.”

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Compras de fim de ano
Ainda de acordo com Cosenza, as compras de fim de ano devem apresentar um leve aumento, mas os brasileiros utilizarão menos o crédito. “O movimento será um pouco melhor no comércio que em 2012”, concluiu o executivo.