Número de famílias paulistanas endividadas cresce para 57% em julho

Aumento é de 3,5 pontos percentuais em relação a junho

Publicidade

SÃO PAULO – O número de consumidores endividados na cidade de São Paulo aumentou em julho, atingindo 57%, segundo a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), nesta terça-feira (13).

De acordo com o levantamento, o número é 3,5 pontos percentuais maior do que o apurado em junho, quando o número de famílias endividadas era de 53,5%.

Em números absolutos, o total de famílias endividadas passou de 1,920 milhão em junho para 2,043 milhões em julho. Já na comparação com o sétimo mês do ano passado, o número de endividados cresceu em 217 mil, visto que, na época, o número somara 1,826 milhão.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No que diz respeito às contas em atrasos, no mês passado, 18,7% das famílias afirmavam possuir dívidas ou contas nesta situação. Dente os consumidores com dívidas, a maior parte (49,4%) possui entre 11% e 50% da renda comprometida com o pagamento dos débitos; 19,2% está com mais de 50% da renda comprometida; enquanto 28% das famílias tem menos de 105 dos rendimentos comprometidos.

Dívidas mais comuns
Dos tipos de dívidas, o cartão de crédito continua liderando, com 73,6% das indicações, seguido pelo financiamento de carro (17,3%) e carnês (16,7%).

Aparecem ainda o crédito pessoal (12,4%), financiamento de casa (7,5%) e cheque especial (6%).