Em minhas-financas / credito

Consumidor: procura por crédito cresce 6,9% em um ano

De acordo com a Serasa Experian, na comparação entre janeiro e fevereiro, por outro lado, houve recuo de 13%

empréstimo crédito

SÃO PAULO - A procura do consumidor por crédito apresentou a quinta alta interanual seguida, visto que o número de consumidores que procuraram crédito no mês de fevereiro aumentou 6,9% na comparação com igual mês do ano passado, segundo revelam dados, divulgados nesta segunda-feira (11), do Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o comportamento da demanda do consumidor por crédito no segundo mês do ano, frente a igual período de 2012, relaciona-se com a atual tendência de diminuição dos níveis de inadimplência e com as taxas de juros mais baixas. Além de refletir o bom momento ainda vivido pelo mercado de trabalho, apesar do fraco desempenho da economia brasileira em termos de crescimento econômico.

Na comparação com janeiro de 2013, entretanto, os números indicam que houve queda de 13%. Neste caso, dizem os economistas, o resultado se deu pelo menor número de dias úteis em fevereiro, por conta do feriado de Carnaval.

Regiões
Na análise por regiões, na comparação anual, houve alta nas cinco localidades pesquisadas, com destaque para a região Norte, que apresentou avanço de 13,2%.

Confira na tabela abaixo o desempenho de todas as regiões brasileiras na comparação entre janeiro e fevereiro deste ano e na relação do segundo mês de 2013 e 2012 para a demanda do consumidor por crédito:

Índice de tomada de crédito da pessoa física
RegiãoJan 2013/Fev 2013 Fev 2013/Fev 2012 
Centro-Oeste -11,8% 2,2%

Norte

-13,9% 13,2%
Nordeste -14% 11%
Sul -12,3% 7%
Sudeste -13,1% 5,7%

Contato