Em minhas-financas / credito

Concessão de crédito ao consumidor deve subir 9% em 2013

Veja o que esperar do crédito ao consumidor e da inadimplência em 2013

Cartão Cartões Crédito

SÃO PAULO – A concessão de crédito ao consumidor deve crescer este ano. De acordo com o levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a combinação do ritmo forte do nível de atividade econômica, redução das taxas de juros, prazos de quitação mais longos e nível de inadimplência em queda deverão resultar em um crescimento nominal de 9% na concessão ao consumidor.

Com a expectativa de manutenção da taxa Selic em 7,25% até o final do ano, a taxa média cobradas das pessoas físicas deve fechar o ano em torno dos 31,5%, com um possível deve recuo de 2,5 pontos percentuais. Um desempenho de queda menor do que o verificado em 2012, de 9,5 p.p.

Dívidas
O cenário favorável do mercado de trabalho, expansão do prazo médio de quitação de empréstimo e financiamentos resultarão para um menor nível de comprometimento da renda no ano corrente. Sendo que um recuo de 1,5 p.p. deste patamar em 2013 permitirá que o nível de inadimplência convirja para a média história de 7,1% no segundo semestre.

Contato