Inadimplência do consumidor terá comportamento mais favorável em 2013

Baixo desemprego e ganhos salariais acima da inflação são alguns dos fatores que contribuirão para a projeção positiva no próximo ano
Shopping Bliss...

Publicidade

SÃO PAULO – Em outubro de 2012, a perspectiva de inadimplência do consumidor, medida mensalmente pela Serasa Experian, mostrou queda, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (14).

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor registrou, na passagem de setembro para o décimo mês do ano, um recuo de 1%, atingindo o patamar de 98,9 pontos.

Segundo os economistas da Serasa, fatores como a manutenção das taxas de desemprego em patamares historicamente baixos e a continuidade de ganhos salariais acima da inflação contribuirão para a melhora gradativa do cenário da inadimplência do consumidor no próximo ano.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros quesitos que impulsionam esta queda são: manutenção da taxa básica de juros em patamares historicamente baixos por um tempo suficientemente prolongado e o maior rigor das instituições financeiras em conceder crédito.

Empresas
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas, por sua vez, teve queda de 1,5% em outubro deste ano, alcançando o valor de 92,4 pontos.

Tal comportamento sinaliza que a inadimplência das empresas também deverá configurar trajetória de queda gradual em 2013. 

Continua depois da publicidade

Sobre o indicador
O indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência avalia, em projeção futura de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como concessões reais de crédito, inadimplência, crise e recuperação.