Percentual de famílias endividadas fica estável em novembro, diz CNC

Segundo a pesquisa, neste mês, 59% dos paulistanos possuem algum tipo de dívida e 21% têm contas em atraso

Heraldo Marqueti Soares

Publicidade

SÃO PAULO – O número de consumidores endividados na cidade de São Paulo ficou estável neste mês, segundo análise da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

De acordo com dados divulgados pela entidade na Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), nesta quarta-feira (28), no atual mês de novembro, 59% dos paulistanos possuem algum tipo de dívida. É o mesmo percentual que novembro de 2011. No mês passado, outubro, o volume era de 59,2% de famílias endividadas.

Em novembro, 21% das famílias afirmaram ter contas em atraso, mostrando crescimento de 0,5 ponto percentual, frente ao mês imediatamente anterior. Na comparação com novembro de 2011, o indicador apresentou alta de 1 ponto percentual.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda segundo o estudo, 6,8% das famílias afirmaram que não teriam condições de pagar suas contas neste mês.

Dívidas mais comuns
Dos tipos de dívidas, o cartão de crédito continua liderando, com 74,9% das indicações, seguido pelos carnês (17,2%), dívidas com financiamento de carros (12,3%), e crédito pessoal (9,1%).

Em novembro, em média, 30,2% da renda das famílias está sendo destinada às dívidas e 20,4% dos entrevistados disseram comprometer mais da metade dos rendimentos para pagamento de dívidas.

Continua depois da publicidade

Entre os consumidores com contas em atraso, 28,1% têm contas vencidas por até 90 dias e 30% por mais de um ano. O tempo médio de comprometimento com dívidas em novembro foi de 6,7 meses.