Crediário: consultas ao SCPC crescem e crédito registra recuperação no trimestre

Inadimplência se manteve estável nos primeiros três meses do ano; consumidores preferem "limpar o nome" a fazerem novas compras

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O número de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC) da base operadora de São Paulo, formada pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, superou a marca de 16 milhões no mês de março. O levantamento foi realizado pelo Instituto de Economia “Gastão Vidigal” (IEGV) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Cresceram consultas e cancelamentos

Na comparação com o mês de fevereiro, os registros recebidos pelo SCPC no mês passado tiveram aumento de 26,4%. No mesmo sentido, os cancelamentos cresceram 28,4% em março em relação ao mês anterior.

Segundo o presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos, a forte sazonalidade nos meses de março e abril reflete a inadimplência das compras de dezembro, fato que explica o aumento dos registros recebidos em comparação com fevereiro. Para Domingos, o incremento das consultas em março se justifica também pelo maior número de dias úteis desse mês com relação a fevereiro.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Inadimplência fica estável no trimestre

Ainda de acordo com o estudo, a inadimplência no primeiro trimestre deste ano se manteve estável, pois os registros cancelados nesse período apresentaram aumento de 7,1%, atingindo o número de 5.435.277 cancelamentos.

O mesmo ocorreu com número de registros recebidos nos primeiros três meses que foi de 8.316.080 e aumentou 3,9% sobre igual período no ano anterior. Para se ter uma idéia as consultas superaram os 43 milhões, com crescimento de 27,8% no mesmo período.

Recuperação de crédito em março

Vale destacar que Marcel Solimeo, economista da ACSP, ressaltou que o consumidor continua preferindo “limpar o nome” a realizar novas compras, o que explica o crescimento do número de registros cancelados, fato que manteve firme a recuperação de crédito em março.

Continua depois da publicidade

O economista ainda ressalta que ainda que a situação geral do crediário, tanto em relação a vendas como na inadimplência, tenha melhorado com relação ao ano passado, não se deve esquecer que o desempenho no primeiro trimestre de 2003 foi muito fraco.