Em minhas-financas / consumo

Novo golpe promete restituição do Imposto de Renda para roubar dados de usuários

leão imposto de renda 2
(Marko Djurica/Reuters)

SÃO PAULO – Cibercriminosos e hackers novamente estão aproveitando o período de consultas às restituições do Imposto de Renda 2018, que começam a ser pagas nesta sexta-feira (15).

De acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky Lab, os hackers desta vez se passam pela Receita Federal e enviam e-mail com informações falsas sobre números de protocolo de entrega da declaração, erros na declaração, links de download do programa, entrega de recibos ou notificações de débitos que não existem, entre outras informações que tentam forçar os alvos a baixar um programa malicioso.

Quando esse programa for instalado, um vírus que rouba dados e arquivos salvos no computador infecta a máquina.

“É a mesma tática de golpes anteriores que utilizam um tema de grande interesse da população, ainda mais neste caso que envolve dinheiro”, explicou Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky. “As pessoas hoje em dia precisam ficar atentas às notícias que recebem, seja por e-mail ou por aplicativos de mensagens”, ressaltou.

A Receita Federal pede atenção redobrada contra as tentativas de fraude eletrônica: “Tais mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e, principalmente, financeiras”, disse em comunicado.

A RF ainda ressalta que não envia e-mails sem a autorização do contribuinte e que não autoriza terceiros a fazê-lo. “A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), no site da Receita.

Ao receber um e-mail suspeito, portanto, o ideal é evitar clicar em qualquer link do mesmo ou fazer o download de programas.  

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos 

Contato