Banco do Brasil vai permitir transações pelo Facebook

As operações poderão feitas sem abrir o aplicativo ou o site do banco 

Giovanna Sutto

(Divulgação)

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SÃO PAULO – O Banco do Brasil anunciou na quinta-feira (22) que permitirá aos clientes a realização de transações não financeiras pelo Facebook Messenger. Além da parceria, o serviço conta com o auxílio da IBM, com a inteligência artificial do Watson, robô da empresa que usa o processo da mente humana para adquirir conhecimento a partir de informações recebidas. 

Segundo o banco, nesse primeiro momento os clientes poderão realizar apenas transações não financeiras, como consultar extrato da conta corrente e informações sobre cartão de crédito (como fatura, solicitação de 2ª via e liberação para uso do cartão). Em um futuro próximo, o cliente também poderá consultar o saldo da poupança e o extrato de fundos.

A instituição não informou se operações financeiras como transferências e pagamentos serão disponibilizadas por meio desse recurso. O procedimento em teste envolve assuntos relacionados às transações com cartões Ourocard e o banco conta com o apoio da Visa.

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Essas operações poderão feitas sem abrir o aplicativo ou o site do banco e, por enquanto, o recurso estará disponível para um grupo restrito de mil clientes e um grupo de funcionários. As informações são criptografadas de ponta a ponta, segundo o banco.

O diretor de tecnologia do BB, Gustavo Fosse, afirma que a “grande novidade da iniciativa é oferecer os nossos serviços ao cliente na interface de preferência dele, sem necessidade de ir até um ambiente do banco. Nosso objetivo é levar ainda mais facilidade, com relacionamento baseado na inovação, confiança e promovendo a facilidade de acesso”.

Na prática, o usuário abrirá o Messenger e o atendimento será feito por meio do assistente virtual do banco, que já funciona para tirar dúvidas de clientes por chatbot no Messenger do Facebook também por meio do Watson, a plataforma de inteligência artificial para negócios da IBM na nuvem.

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Com esse novo recurso, que será liberado em breve, a estratégia do banco é o aprimoramento cada vez maior das respostas via inteligência artificial e a integração das interações com os sistemas de informação. “A ideia é prestar um atendimento completo, personalizado e que antecipe as necessidades dos clientes”, afirma o banco em nota.

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Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.