CONTEÚDO DO LEITOR: Por que investir? Uma importante reflexão sobre o assunto

Confira o artigo escrito por Juliana Fontes na seção "Conteúdo do Leitor" do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Autor:Juliana Fontes, 31 anos, Coach de finanças pessoais

Muitos questionam qual é a real importância e necessidade de investir. Já ouvi, inclusive, que meu hábito de investir mês a mês não me levará a lugar algum.
Investir é importante tanto para sua qualidade de vida no presente quanto no futuro.

Proponho uma reflexão:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pare por um minuto o que está fazendo e tente imaginar como será sua vida quando você tiver uma idade mais avançada, já aposentado…
Provavelmente, você imaginou uma vida tranquila, repleta de viagens e de momentos agradáveis. Agora eu te pergunto: com a vida que leva hoje, você acha mesmo que terá condições para isso?
Quando envelhecemos, os gastos tendem a aumentar. São aqueles com plano de saúde, medicamentos, viagens (que passam a exigir melhor localização do hotel), e moradia (caso você precise de um elevador e sua casa só tenha escadas, por exemplo).

Você terá, verdadeiramente, condições de manter seu padrão atual ou melhora-lo de acordo com as necessidades que surgirão?

Considere o seguinte:

Continua depois da publicidade

• Dependendo de quanto tempo falta para a sua aposentadoria, a previdência certamente terá passado por diversas reformas até lá. E mais: ainda que você se aposente com sua renda integral, será que esse valor será suficiente?
• Você tem se endividado a ponto de comprometer sua renda por tantos anos que ainda estará pagando por dívidas de sua juventude quando se aposentar?

Considerando sua vida agora, você acha mesmo que viver o presente intensamente é gastar tudo o que se ganha ou viver endividado e angustiado, sem saber se vai ter saldo na conta até o final do mês?
Muitos usam a desculpa de que “a vida é agora” ou “tenho que gastar tudo porque um dia vou morrer e não levarei nada”…Você aproveita mesmo a vida, estando sempre na corda bamba?
Viver endividado é muito mais trabalhoso do que estar com as contas em dia. O endividado vive da seguinte forma: o salário entra na conta, já cobrindo um valor negativo. Nisso, o banco já desconta logo o proporcional do cheque especial + IOF. Começa-se a pagar as contas, entra a fatura do cartão de crédito e pronto! A conta já está no vermelho novamente e se olha no calendário para ver quantos dias faltam para o próximo pagamento…Isso é viver o presente intensamente?

Viver assim deixa a pessoa em constante estado de ansiedade, podendo levar até mesmo a doenças mais graves, tanto físicas quanto emocionais.
Agora imagine uma vida em que se tem um planejamento financeiro mensal. Ao contrário do que se pensa, viver com planejamento não exclui o lazer, muito pelo contrário! O lazer é um item obrigatório. Com planejamento, é possível administrar as dívidas, pagar as contas e investir em planos futuros, tanto de curto, médio, quanto de longo prazo.

Por isso é importante investir: para garantir paz no presente e no futuro.

Quer ver seu texto publicado no InfoMoney? Nós também! Clique aqui e envie seu artigo.