Em minhas-financas / consumo

Novo golpe no WhatsApp promete isenção de pagamento do IPVA; saiba como não cair nele

Golpes desta natureza somaram mais de 2,5 milhões de vítimas em janeiro deste ano

Whatsapp
(Rahul Ramachandram / Shutterstock.com)

SÃO PAULO - Um novo golpe no WhatsApp está prometendo a isenção do pagamento do IPVA em um suposto projeto social do governo federal. De acordo com a Kaspersky Lab, empresa especializada em cibersegurança, campanhas como essa somaram mais de 2,5 milhões de vítimas em janeiro deste ano. 

O golpe começa com o envio de uma mensagem informando que o governo permitiu a isenção do pagamento a famílias em todo o Brasil, e traz um link malicioso com uma suposta plataforma para que o usuário confira se terá direito ao benefício. Ao clicar nos links, as vítimas são direcionadas para o site da campanha, que solicita o compartilhamento da mensagem até completar uma barrinha de progresso. 

unnamed

unnamed

Segundo a Kaspersky Lab, além do aplicativo de mensagens instantâneas, a campanha maliciosa também envia notificações em navegadores, como Google Chrome, e sites diversos. 

Para evitar cair em golpes deste tipo, a empresa de cibersegurança recomenda que o usuário desconfie de links recebidos, tenha cuidado com o mouse (ou o touch) para evitar clicar em links suspeitos, tenha uma solução de segurança robusta no dispositivo, como softwares, e ainda, que não autorize notificações de qualquer site. 

Quer investir melhor seu dinheiro? Clique aqui e abra uma conta na XP 

Contato