Black Friday: 5 pontos para ficar alerta e evitar problemas

É preciso cuidado para - no momento da empolgação - não comprometer o orçamento financeiro da família para o início do próximo ano.

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Em 24 de novembro acontece no Brasil e em diversos países a Black Friday, evento que aqui abre o período de compras para o Natal. Segundo o Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), é preciso cuidado para não comprometer o orçamento financeiro da família para o início do próximo ano.

“A data é muito positiva para quem se planejou com antecedência, pesquisou preços e comprará sem comprometer seu orçamento financeiro. Do contrário, é importante evitar compras por impulso e sempre considerar se o pagamento caberá no bolso sem comprometer o orçamento mensal. Isso sem esquecer que se aproximam as festas de final de ano e os compromissos financeiros do início do próximo”, orienta Domingos.

Black Friday InfoMoney: sua única chance de comprar nossos cursos com 50% de desconto. Clique aqui.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja alguns pontos em que é importante ficar atento:

1- Supostas fraudes

Nos últimos anos, houve muitas acusações de fraudes e maquiagem de preços, portanto, é preciso ter uma noção dos valores dos produtos que deseja comprar, para saber se realmente há descontos.

2- Planejamento para as compras

A ocasião é boa para comprar itens que estavam em seu planejamento, portanto cuidado com o impulso. Evite se endividar por conta da empolgação.

3- Diagnóstico financeiro

Caso não tenha se planejado com antecedência, faça um diagnóstico de sua situação financeira. Assim saberá exatamente o quanto pode gastar e, se precisar parcelar, não correrá o risco de acumular contas e não ter o valor suficiente para pagar na data do vencimento.

4- Pesquisa de preços

Ao ir às compras, é preciso ter paciência para pesquisar o mesmo produto em diversas lojas, físicas e online, para garantir o melhor preço. No online, faça suas compras apenas em sites confiáveis.

5- Compras de Natal

Se for antecipar as compras de Natal, faça uma lista das pessoas que pretende presentear, o valor que pode gastar com cada uma delas e as formas de pagamento. Caso já tenha se planejado e poupado para esta data, que acontece anualmente, procure comprar a vista para não comprometer o orçamento financeiro dos próximos meses.