Procon notifica academia de alto padrão que fechou as portas sem avisar alunos

Runner deverá prestar esclarecimentos a respeito do fechamento da unidade em Higienópolis

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O Procon-SP notificou nesta quarta-feira a academia Runner a respeito do fechamento que gerou tumulto entre alunos na segunda. Alunos ficaram revoltados ao chegarem para treinar e se depararem com as portas fechadas.

Na notificação, a Fundação pede esclarecimentos quanto ao motivo do fechamento, como os consumidores estão sendo informados, quais os canais disponibilizados para a comunicação com os alunos, quais as providências para ressarcir os consumidores que já haviam antecipado mensalidades, entre outros. Consumidores informaram o órgão de que não houve qualquer aviso prévio sobre o fechamento da unidade “e inclusive havia alunos que fecharam contrato com a empresa há poucas semanas”.

Na ocasião da confusão. até a Polícia Militar foi chamada para conter o tumulto, segundo relato de alunos. Um “Fato Relevante” na porta da unidade dizia que a academia agradecia a preferência e que vai oferecer “aos detentores de planos com fidelização (anual ou semestral), algumas opções de transferência para outras unidades da rede ou academias parceiras da região”.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Procon orientou aos consumidores, em nota, que procurem a academia e solicitem os documentos que comprovem a solicitação de cancelamento de pagamentos futuros no cartão de crédito ou a devolução dos valores pagos antecipados. “Os consumidores que tiverem dificuldade de entrarem em contato com a empresa ou que se sentirem lesados por qualquer outro motivo, podem abrir reclamação no Procon-SP ou mesmo procurar a justiça”, escreve a Fundação.

Em vídeo gravado por Aroldo Bariani, para o Instagram, os clientes estão agitados e muito indignados em frente à academia.

View this post on Instagram

A post shared by Aroldo Bariani (@aroldo46)

Usuários fizeram postagens nas redes sociais afirmando que a rede não avisou que fecharia as portas na segunda-feira. Segundo Adriano Monteiro de Castro, aluno da unidade, a academia comunicou na sexta-feira (28) que fecharia a unidade sem informar o dia que isso aconteceria. Por isso, os alunos foram treinar normalmente no dia 31. “Eles fecharam a unidade na segunda-feira sem avisar e por isso começou a confusão”, reclamou. “E o problema é que eles têm um histórico de fechar e não devolver valores pagos ou continuar debitando parcelas no cartão”, complementou.

Continua depois da publicidade

Em nota em sua página oficial do Facebook, a Runner afirmou que fechou a unidade porque “decidiu pautar seu crescimento no modelo de licenciamento de marca, substituindo unidades próprias por novas academias licenciadas da rede”. Segundo o comunicado, a unidade de Higienópolis era a última própria do grupo e um “desacordo comercial com os proprietários do imóvel acelerou o processo de encerramento” e por isso terá que entregar a unidade no início de agosto.

Em relação às mensalidades, a Runner faz três tipos de cobrança: mensal via débito automático em cartão de crédito; 12 parcelas pela anuidade de serviços prestados ou pagamento à vista com desconto pela anuidade de serviços prestados.

No comunicado deixado na porta, a academia informou ainda que no primeiro caso, o cancelamento será automático, encerrando o vínculo com a academia. “Alunos com plano mensal recorrente (DCC) não terão mais nenhuma mensalidade debitada em seu cartão de crédito, tendo sido o último débito efetuado referente ao mês de julho, com direito ao acesso até o próximo dia 31 do mesmo mês, data do encerramento das atividades. Tal procedimento é automático e não necessita de nenhuma providência por parte do aluno”.

Quanto à segunda modalidade, o aluno deve entrar em contato com a administradora de seu cartão de crédito e solicitar a interrupção das cobranças. E em relação à terceira opção, os alunos receberão sua restituição no prazo máximo de 30 dias.

A rede informou ainda que embora não esteja operando mais na unidade, terá uma equipe no local  para receber os alunos ao longo desta semana.

F

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney