Crise? Brasileiros ainda compram por impulso, diz pesquisa

42% apostam no parcelamento para comprar tudo o que querem

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Um terço dos consumidores brasileiros (33%) compra sem necessidade e motivados por promoções, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Essa proporção é ligeiramente maior entre os consumidores das classes C, D e E, em que 35% admitiram realizar compras por impulso.

O comportamento também aparece com mais frequência entre as pessoas de 18 a 34 anos (42%) e entre as mulheres (38%). A prática de pagar parcelado para conseguir comprar tudo o que deseja foi apontada por 42% dos pesquisados e outros 40% dizem não procurar meios alternativos para economizar em saídas ou baladas, como reuniões em casa ou na casa de amigos.

“Estamos no início do ano e, ao que tudo indica, ainda teremos dificuldades em 2017. Portanto, é importante controlar os impulsos de consumo e evitar locais e situações tentadoras que favoreçam compras desnecessárias”, aconselha O educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.