5 sinais de que você já está no caminho da riqueza – mesmo sem ganhar milhões

Hoje, “ser rico” pode ser tão subjetivo quanto “ser feliz”, cada um pode ter uma definição diferente e desejos igualmente distintos de como gastar ou acumular o dinheiro

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A riqueza é algo relativo. Talvez ser rico para você seja ganhar um salário altíssimo, ser capaz de comprar a mansão dos sonhos ou ainda passar a vida viajando. Hoje, “ser rico” pode ser tão subjetivo quanto “ser feliz” – cada um pode ter uma definição diferente e desejos igualmente distintos de como gastar ou acumular o dinheiro.

No entanto, segundo a investidora e economista Kristin Addis existem alguns indicadores universais de riqueza, que não dependem apenas da quantidade de dinheiro que você possui ou como você enxerga o conceito de “ser rico”.

Confira o que ela contou ao site Business Insider e veja se você está no caminho certo:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Você consegue guardar dinheiro

“A maioria das pessoas falha quando se trata desse quesito. A vida financeira não é apenas sobre quanto você ganha. É sobre o quanto  dinheiro você guarda”, afirmou Robert Kiyosaki em seu livro “Pai Rico, Pai Pobre”.

A má administração do dinheiro pode levar sua vida financeira ladeira abaixo, não importa o tamanho da sua conta corrente. Se você consegue poupar uma parte do que ganha constantemente, então já está no caminho da riqueza, por mais que não seja uma quantia grande.

Continua depois da publicidade

2. Você consegue viver confortavelmente dentro do seu orçamento

Viver dentro dos seus meios é um dos princípios cruciais da gestão financeira responsável: gastar menos do que ganha, não importando quanto seja.

Não exceder o seu orçamento pode não soar como um grande negócio se você já está fazendo isso. Mas nem todos conseguem manter uma vida financeira estável. Parece simples seguir esse conselho em teoria, mas administrar a vida financeira de forma eficaz pode ser difícil. Então, se você é capaz de viver com a sua renda tranquilamente, já é um sinal de que está no caminho certo.

3. Você consegue eventualmente comprar aquilo que você realmente deseja

Se você consegue, mesmo que de vez em quando, comprar algum produto que deseja muito, você tem chances de ser rico. Poupar o dinheiro e administrá-lo de uma forma ordenada a fim de atingir um objetivo – no caso a aquisição de um produto – é crucial para lidar com a sua riqueza.

A sensação é de que os ricos podem comprar qualquer coisa a qualquer momento, mas se manter uma organização financeira você também pode comprar o que quiser mesmo que demore algum tempo e estará apto a ter uma vida financeira estável.

4. Dinheiro não é tudo para você

Um estudo feito sobre os milionários, desenvolvido pelo consultor financeiro Thomas Corley, mostra que aquelas pessoas que consideramos ricas chegaram onde estão também por não focar apenas no dinheiro e no que ele proporciona, mas por seguir uma paixão, arriscar em um novo negócio ou tentar alternativas novas tanto quanto for possível.

Claro que isso não significa que você não pode ser feliz ganhando um salário considerável ou você não pode estar animado com o rendimento dos seus investimentos, mas o dinheiro não deve ser o motivador principal ou sua fonte de alegria. Se você pode se concentrar em outra coisa que não apenas o dinheiro,  você está caminhando na direção certa e ficar rico será a consequência.

5. Você vê o dinheiro como um aliado

“A maioria das pessoas têm uma relação disfuncional com o dinheiro”, afirmou o milionário Steve Siebold. “Somos ensinados que o dinheiro é escasso. Mas se você quiser começar a ganhar dinheiro pense nele sempre como aliado para conseguir atingir objetivos e não inimigo, por mais difícil que seja mantê-lo”, explica.

A razão pela qual as pessoas ricas ganham mais e mais é porque elas não têm medo de admitir que o dinheiro pode resolver a maioria dos problemas. O dinheiro deve ser uma ferramenta para você conseguir o que deseja na vida –  se você tiver esse pensamento estará no caminho certo para a riqueza. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.