8 dicas infalíveis para aumentar sua produtividade no dia a dia e no trabalho

É possível fazer seu dia ser mais produtivo mesmo com a mesma quantidade de tempo

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Em algum momento da sua rotina você já quis que o dia tivesse mais horas. Infelizmente isso está fora do seu controle. No entanto, é possível fazer seu dia ser mais produtivo mesmo com a mesma quantidade de tempo. Saber administrar o tempo gasto no dia a dia é crucial para cumprir as tarefas.

Pensando nisso, o site Fortune elencou 8 hábitos que você pode ter durante a semana para que seu trabalho e sua vida sejam mais produtivos.

Confira a seguir:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Acorde cedo

Mesmo que você não esteja na lista daquelas pessoas que adoram acordar cedo – e o fazem com humor -,  seu dia pode ser mais produtivo se você conseguir levantar antes da cama. As horas que você ganha podem ser usadas para realizar tarefas que antes você tinha que fazer correndo ou não fazia.

2. Faça uma lista de “coisas a fazer” – e cumpra

Continua depois da publicidade

Crie uma lista diária de tarefas todos os dias assim que acordar. É uma lista de coisas simples, desde passar ao banco, dobrar as roupas até mandar um e-mail de trabalho, por exemplo. Essas tarefas não precisam levar horas para serem concluídas, é uma forma de organizar seu dia incluindo os pequenos afazeres.

3. Faça as tarefas mais difíceis primeiro

Tudo aquilo que exige mais esforço e tempo deve ser prioridades. Se desfaça das tarefas mais trabalhosas. A procrastinação é a pior inimiga da produtividade. Depois que você completar as tarefas mais difíceis, você facilmente consegue se organizar com afazeres mais simples no resto do dia.

4. Faça exercícios

Fazer exercicios é crucial para aliviar o estresse e dar concentração. De acordo com o site, um professor de psiquiatria da Universidade de Harvard, Doutor John Ratey, afirma que exercícios físicos são essenciais para alcançar “níveis de alto desempenho em trabalhos intelectualmente exigentes”.

5. Concentre-se em uma coisa de cada vez

Para suas tarefas serem executadas sem procrastinação você deve focar em cada uma delas. As pessoas geralmente pensam que fazendo várias coisas ao mesmo tempo rende mais, quando na verdade ficar indo e voltando de uma tarefa para outra não é benéfico. É difícil fazer duas tarefas grandes com qualidade ao mesmo tempo.

6. Comece a falar não

Às vezes, essa pequena palavra é difícil de dizer. Mas às vezes é necessária. É importante gerir as expectativas das pessoas, por isso, se você não sabe se consegue cumprir alguma tarefa no prazo esperado, não dê 100% de certeza que fará.

7. Durma o suficiente

De acordo com a National Sleep Foundation, o adulto médio necessita de sete a nove horas de sono por noite. Organize sua rotina a fim de ter um quantidade de sono que você se sinta diposto. O sono impede um dia produtivo e bem-estar.

8. Tome decisões rápidas

Se você quiser fazer mais coisas durante seu dia, tem que trabalhar rápido. Comece por reduzir a quantidade de tempo que você leva para tomar uma decisão.

A tomada de decisão pode ser uma das tarefas mais demoradas que você faz em uma base diária, por isso, reduzir-la significa liberar o seu tempo. E é provável que você tome a mesma decisão que você teria feito 20 minutos depois.

Planilha Gratuita

Como calcular 13º, férias e rescisão?

Baixe uma planilha gratuita que te ajuda com as contas de salário, descontos e cálculos demissionais

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.