Preço dos eletrônicos caiu até 10% com a volta da Lei do Bem

A Lei prevê a isenção dos impostos PIS e Cofins para alguns artigos eletrônicos

Júlia Miozzo

Man With Smart Phone

Publicidade

SÃO PAULO – Com a volta da Lei do Bem, o preço dos produtos eletrônicos teve uma queda de quase 10% nos últimos 40 dias, período desde que a lei foi implantada, segundo o portal de comparação de preços Zoom. O preço dos smartphones foi o que mais caiu, com uma redução de 8%; o dos notebooks caiu 7% e dos tablets 6%.

Embora a média de smartphones seja de 8%, modelos como o Samsung Galaxy On 7 8GB e o Asus ZenFone 2 chegaram a apresentar queda de 20% nesse período. Com alguns PCs e notebooks, aconteceu o contrário: o Intel Celeron 4GB HD 500GB teve uma queda de 37% no preço; o All in One da LG, por sua vez, teve o preço reduzido em 18%.

Segundo Thiago Flores, diretor executivo do Zoom, fatores como a alta do dólar, aumento dos juros e inflação também impactaram no preço dos eletrônicos, mas a isenção de impostos beneficia o consumidor. “A tendência é que os valores caiam ainda mais ao longo do mês”, disse.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Lei do Bem prevê a isenção dos impostos PIS e Cofins para os artigos eletrônicos de empresas associadas à Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), seja em venda direta ou por varejo. A MP que revogava a Lei foi derrubada no dia 28 de abril.

Metodologia
O Zoom acompanhou os preços dos dez produtos mais buscados na categoria smartphones, tablets, notebooks e desktop entre 29 de abril e 7 de junho.