Com aumento do IPTU, comerciantes repassarão custos para consumidores

A alta do imposto para imóveis comerciais será de 35% em 2014

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Metade dos comerciantes, prestadores de serviços e indústrias da cidade de São Paulo irão repassar os custos com o aumento do valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o preço dos produtos. A alta para imóveis comerciais será de 35% e o projeto do prefeito Fernando Haddad ainda prevê reajustes que podem chegar a 80% nos próximos quatro anos.

Segundo dados de um levantamento realizado pelo Sebrae-SP, 27% do varejo repassará o imposto parcialmente para os consumidores, enquanto para 22% o repasse será integral. “Nenhum comerciante tem expectativa de aumentar seu faturamento em 35% em 2014, muito menos 80% em quatro anos”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

Entre as outras soluções encontradas pelos comerciantes estão reduzir outros custos (13%), mudar a empresa para outra cidade com imposto mais baixo (13%), reduzir número de empregados (9%), fechar o negócio (8%), assumir integralmente os custos (4%) e outros (3%)

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O reajuste vai alimentar a inflação, que hoje está em torno dos 5% e 6% ao mês, prejudicando ainda mais a atividade econômica”, explica Caetano. “Também existe a possibilidade de inadimplência; as pessoas podem simplesmente não conseguir pagar o imposto.”