Em minhas-financas / consorcios

Número de participantes de consórcios de veículos aumenta 11,1% em junho

Já são mais de 4,72 milhões de participantes de consórcios de veículos no Brasil

Carros investimentos
(Getty Images)

SÃO PAULO - O número de participantes de consórcios de veículos aumentou 11,1% no sexto mês do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados divulgados pela Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) nesta segunda-feira (22), já são mais de 4,72 milhões de participantes de consórcios de veículos no Brasil.

As vendas de novas cotas (novos consorciados) aumentaram nos seis primeiros meses entre os anos. Em 2012, foram vendidas mais de 1,10 milhão de novas cotas de janeiro a junho. Já em 2013, as vendas chegaram a 1,16 milhão em igual período - um aumento de 5,5%.

Já as contemplações (consorciados que tiveram a oportunidade de comprar bens) tiveram crescimento de 1,7%, passando de 551,1 mil, no primeiro semestre de 2012, para 560,7 mil, em 2013.

Geral
Considerando o sistema de consórcios como um todo, em junho, este atingiu a marca de 5,47 milhões de participantes e, apesar do tradicional comportamento do brasileiro nos primeiros meses do ano – mais voltado para férias, Carnaval e compromissos pessoais e familiares –, as vendas de novas cotas cresceram 3,3%.

Além do consórcio de veículos automotores, imóvel também apresentou resultado positivo no período.

Contato