Mastercard lança cartão com impressão digital em vez de senha

Testes já estão sendo feitos na África do Sul e, dentro dos próximos meses, deve chegar na Europa e na Ásia

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A Mastercard anunciou nesta quinta-feira (20) o lançamento de uma nova geração de cartões biométricos que irá substituir as senhas por impressão digital. A novidade chegará primeiro na África do Sul, que testará o cartão em uma rede de supermercados locais, em parceria com o banco Absa Bank, e dentro dos próximos meses, a tecnologia será levada para a Europa, Ásia e para o Pacífico.

“Os consumidores estão cada vez mais experimentando a conveniência e a segurança da biometria”, afirmou Ajay Bhalla, presidente de riscos globais e segurança da Mastercard. “Seja desbloqueando um smartphone ou fazendo compras online, a impressão digital está ajudando a entregar uma conveniência e segurança adicional. Não é algo que pode ser tirado ou duplicado, e irá ajudar nossos titulares de cartão, a terem certeza de que seus pagamentos estarão protegidos”.

De acordo com a Mastercard, para utilizar o cartão, o titular da conta precisa cadastrar seus dados biométricos na operadora, como o banco Absa Bank, utilizado para o teste. Após cadastrada, a impressão digital é convertida em um modelo digital criptografado que é armazenado no cartão.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao fazer compras, o consumidor pode utilizar o cartão como normalmente o utiliza. Basta inseri-lo no terminal e colocar o dedo no sensor incorporado. A impressão digital é então verificada e, se a biometria corresponder à do cadastro, a transação é aceita.