Por Mariana d'Ávila Em minhas-financas / cartoes  20 abr, 2017 14h48

Mastercard lança cartão com impressão digital em vez de senha

Testes já estão sendo feitos na África do Sul e, dentro dos próximos meses, deve chegar na Europa e na Ásia

Por Mariana d'Ávila Em minhas-financas / cartoes  20 abr, 2017 14h48

SÃO PAULO – A Mastercard anunciou nesta quinta-feira (20) o lançamento de uma nova geração de cartões biométricos que irá substituir as senhas por impressão digital. A novidade chegará primeiro na África do Sul, que testará o cartão em uma rede de supermercados locais, em parceria com o banco Absa Bank, e dentro dos próximos meses, a tecnologia será levada para a Europa, Ásia e para o Pacífico.

“Os consumidores estão cada vez mais experimentando a conveniência e a segurança da biometria”, afirmou Ajay Bhalla, presidente de riscos globais e segurança da Mastercard. “Seja desbloqueando um smartphone ou fazendo compras online, a impressão digital está ajudando a entregar uma conveniência e segurança adicional. Não é algo que pode ser tirado ou duplicado, e irá ajudar nossos titulares de cartão, a terem certeza de que seus pagamentos estarão protegidos”.

De acordo com a Mastercard, para utilizar o cartão, o titular da conta precisa cadastrar seus dados biométricos na operadora, como o banco Absa Bank, utilizado para o teste. Após cadastrada, a impressão digital é convertida em um modelo digital criptografado que é armazenado no cartão.

Ao fazer compras, o consumidor pode utilizar o cartão como normalmente o utiliza. Basta inseri-lo no terminal e colocar o dedo no sensor incorporado. A impressão digital é então verificada e, se a biometria corresponder à do cadastro, a transação é aceita.

Cartão de impressão digital Mastercard
(Divulgação)

Contato