
“Os consumidores estão cada vez mais experimentando a conveniência e a segurança da biometria”, afirmou Ajay Bhalla, presidente de riscos globais e segurança da Mastercard. “Seja desbloqueando um smartphone ou fazendo compras online, a impressão digital está ajudando a entregar uma conveniência e segurança adicional. Não é algo que pode ser tirado ou duplicado, e irá ajudar nossos titulares de cartão, a terem certeza de que seus pagamentos estarão protegidos”.
De acordo com a Mastercard, para utilizar o cartão, o titular da conta precisa cadastrar seus dados biométricos na operadora, como o banco Absa Bank, utilizado para o teste. Após cadastrada, a impressão digital é convertida em um modelo digital criptografado que é armazenado no cartão.
Ao fazer compras, o consumidor pode utilizar o cartão como normalmente o utiliza. Basta inseri-lo no terminal e colocar o dedo no sensor incorporado. A impressão digital é então verificada e, se a biometria corresponder à do cadastro, a transação é aceita.