Bradesco e Santander acabam com modelo de rotativo do cartão de crédito

Bancos estão se adequando às novas normas federais, que entram em vigor em abril

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Os bancos Bradesco e Santander anunciaram, nesta quarta-feira, a extinção da modalidade de crédito rotativo e a sua substituição pelo parcelamento de faturas. As medidas serão tomadas como forma de adequação às novas regras federais anunciadas no ano passado.

A partir do dia 3 de abril, conforme resolução do governo, todos os bancos com atuação no Brasil deverão oferecer opções de parcelamento aos clientes devedores. O intuito da medida é diminuir juros e a inadimplência e fazer com que o rotativo se torne uma medida realmente emergencial.

Bradesco

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em comunicado, o Bradesco informou o fim da modalidade de crédito rotativo, mantendo apenas o pagamento parcelado com juros de 3,6% a 9,8% ao mês. As taxas médias para o cliente que utilizou o rotativo, de acordo com o banco, serão reduzidas em mais de 50%.

Quando a fatura for parcelada, o cliente pagará no mês seguinte um valor mínimo de 15% das compras do mês mais a parcela da fatura anterior. No caso do pagamento mínimo, o restante será automaticamente parcelado em 12 vezes e todas as parcelas, somadas, não podem exceder o limite de crédito do cartão.

Santander

Continua depois da publicidade

Já o Santander anunciou que passará a parcelar automaticamente o saldo remanescente do rotativo de seu cartão de crédito em 4 a 18 vezes, com juros entre 2,99% a 9,99% ao mês. Também no caso deste banco, o pagamento mínimo mensal é de 15% do valor da fatura mais as parcelas das anteriores, quando houver.

O banco relembrou que já oferecia opções de parcelamento de fatura antes da resolução federal. Elas são a Fatura Parcelada e o Total Parcelado e têm juros de 2,99% a 9,99% ao mês. 

O Itaú e o Banco do Brasil também mudaram as suas regras recentemente.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney