Se juros não caírem, governo vai reduzir prazo para pagar lojista, diz Meirelles

A decisão deverá ser anunciada no final de janeiro

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (21) que o governo irá analisar os juros do cartão de crédito durante o próximo mês para decidir, na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), se o prazo para repasse de recursos dos bancos e operadoras de cartão aos lojistas será reduzido.

“Se bancos não começarem a baixar os juros, o CMN tomará a decisão sobre reduzir o prazo em janeiro”, disse reforçando que nada mudou no cronograma anunciado e que a decisão sobre o prazo estabelecido só deve ser anunciada no fim do primeiro mês de 2017.

Atualmente, os lojistas levam cerca de 30 dias para receberem o pagamento de uma compra feita no cartão de crédito. A medida discutida pela equipe econômica de Michel Temer, porém, é de reduzir esse prazo para dois dias, mas os emissores de cartões reclamam que isso elevaria o custo da operação, uma vez que os clientes levariam até 40 dias para pagarem pelas compras, sem juros, e que o custo com captação de dinheiro para empréstimo seria maior.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, os bancos estão cobrando as taxas de juros que julgam adequadas e, por isso, o governo está tomando medidas para que o sistema financeiro permita a redução desses juros. “É um processo redondo, normal, não acredito que exista qualquer disputa ou ameaças; é um relacionamento respeitoso”, afirmou em café da manhã com jornalistas. “O importante é que o custo para o consumidor seja menor”, afirmou.

 Com Bloomberg