Batalha dos cartões: marca da Visa é a mais forte, mas Mastercard ganha espaço

Estudo aponta grande interesse dos consumidores por programas de recompensa e rejeição por pagamento de anuidade

Nara Faria

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SÃO PAULO – O aumento da competitividade impulsiona o consumidor a ficar mais atento às vantagens oferecidas por cartões de crédito e torna esse público mais exigente sobre a qualidade dos serviços oferecidos.

Um novo estudo de cartões de crédito da CVA Solutions finalizado em abril, com a participação de 6.029 entrevistados em todo o país, analisou cartões de instituições financeiras, de varejo e suas bandeiras. A pesquisa mostrou que os consumidores que utilizam cartões de crédito têm grande interesse por programas de recompensa, enquanto o pagamento de anuidade é a maior reclamação.

Dentre as preferências do consumidor, o resultado apontou que entre as emissoras, o Itaucard aparece com que a maior Força da Marca, ou seja, a atração menos rejeição perante clientes e não clientes, com 17,3%, crescimento em relação a 2012, quando era de 15,9%. O Ourocard está na segunda posição, com 14,3%. A Amex cresceu de 6,1% para 8,3% e o Bradesco aumentou de 3,6% para 5,1% no período. 

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Entre as bandeiras, a maior Força da Marca continua sendo da Visa, com 48,7%. Mas os destaques são para o crescimento da Mastercard e Amex. A bandeira Mastercard foi de 27,4% para 28,3% e Amex subiu de 2,9% para 4,3% em Força da Marca. Isso é fruto do crescimento da Mastercard em fatia do mercado. Em 2010, a Mastercard tinha 37,2% aumentando para 41,5% em 2014.

Já em valor percebido (relação custo-benefício percebido por seus clientes), entre os emissores financeiros, o Amex lidera, seguido por Porto Seguro, HSBC, Santander e Credicard. No varejo o destaque em valor percebido fica para Saraiva, seguida por Pernambucanas, Hipercard, Submarino e Magazine Luiza. Entre as bandeiras, Amex lidera, seguido por Hipercard, Visa, Diners, Mastercard e Elo.

O estudo aponta ainda que os bancos que conseguem ter mais cartões de crédito em comparação ao número de correntistas (cross sell) são Citibank, Itaú e santander. Já os emissores cujos cartões são mais utilizados (share of wallet) são BB, Itaú e Santander. Para as bandeiras os maiores índices de share of wallet são Elo, Visa e Mastercard.

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Ranking de força de marca

Emissores financeiros Emissores varejo Bandeiras
1 – Itaú/Itaucard Saraiva Visa
2- BB/Ourocard Pernambucanas Mastercard
3- Amex Submarino Amex
4- Bradesco Extra Supermercados Hiper
5- Santander Magazine Luiza Diners
6- Caixa Lojas Americanas Hipercard
7- Credicard Renner Elo
8- Porto Seguro Casas Bahia Aura
9- Citibank Carrefour  
10- HSBC Hipercard