Cartões: 3ª idade gastou 7,4% mais do que outras faixas no 1º semestre do ano

De janeiro a junho, os idosos realizaram transações médias de R$ 98,6, contra R$ 91,8 das pessoas com até 59 anos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Levantamento divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Itaú revela que os brasileiros com mais de 60 anos gastaram 7,4% mais do que os demais nos seis primeiros meses deste ano.

De janeiro a junho, os idosos portadores de cartões realizaram transações médias de R$ 98,6, contra R$ 91,8 das pessoas com até 59 anos.

Renda e gastos

Ainda de acordo com o estudo “Cartões de Crédito na Terceira Idade”, no primeiro semestre de 2007, estes consumidores concentraram 30% de sua renda mensal em consumo no cartão, enquanto as demais pessoas destinaram 28%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, o rendimento médio das pessoas com mais de 60 anos é cerca de 15% superior ao dos mais jovens: excluindo as rendas abaixo de R$ 500, a média é de R$ 1.678, contra R$ 1.462 da população com até 59 anos.

10% das compras feitas

Considerando ainda os seis primeiros meses deste ano, percebe-se que os idosos responderam por 10% do valor das compras feitas com cartão no País, o que representa um faturamento de R$ 8,4 bilhões.

“Em geral, a população vive mais e de forma mais saudável. Hoje, é comum vermos homens e mulheres na terceira idade desempenhando responsabilidades familiares e profissionais, destacando-se não somente sob o ponto de vista social, mas também econômico”, afirma o diretor de Marketing de Cartões do Itaú, Fernando Chacon.

Continua depois da publicidade

Saúde e entretenimento

Segundo a pesquisa, as compras das pessoas com mais de 60 anos se concentram mais nos ramos de alimentação, turismo & entretenimento e saúde, o que indica que o cartão se transformou em um aliado da qualidade de vida dessa população.

Para se ter uma idéia, esse grupo de clientes responde pela maior compra média em agências e operadoras de turismo: R$ 2.155, 34% superior aos mais jovens.