Em minhas-financas / carros

RJ é o último estado a adotar CNH Digital e agora documento vale em todo Brasil

O prazo final estabelecido pela Conselho Nacional de Trânsito para a adoção do documento virtual é 1 de julho  

CNH Digital
(Reprodução )

SÃO PAULO – A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital começou a valer no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (25). O estado era o único do país que ainda não tinha acesso ao documento. Agora motoristas de todo o território nacional podem fazer uso da CNH Digital. O prazo final estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a adoção do documento virtual é apenas em 1 de julho.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informa que a CNH Digital é opcional e tem o mesmo valor jurídico que a carteira impressa. Ela começou a ser emitida em maio de 2017 e mais de 110 mil motoristas brasileiros já estão utilizando o documento em celulares ou tablets, segundo o Serpro. Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo são os estados que, respectivamente, mais tem motoristas com a carteira virtual ativa. Juntos esses estados somam mais de 63 mil documentos eletrônicos emitidos.

O Serpro explica que os condutores que quiserem obter a nova CNH podem aguarda a data de renovação do documento. Mas vale lembrar que, no momento, o procedimento é gratuito em quase todos os estados. Verifique em seu estado para saber de possíveis taxas.

Para obter o documento, depois de baixa o app no smartphone, o motorista deve se dirigir ao posto do Detran, e depois fazer o procedimento de cadastro no Portal de Serviços do Denatran.  Após o cadastro com os dados confirmados, será enviado, por e-mail, um código para ativar a CNH Digital.

Quer juntar dinheiro para comprar um carro? Invista! Abra uma conta na XP. 

Contato