Semáforos sonoros terão novas padronizações

O usuário deve manter o botão de acionamento por três segundos para ativação do modo sonoro

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – A sinalização sonora para o deficiente visual será uniformizada em todo o País, após a publicação da Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada neste mês, padronizar e regulamentar os sinais sonoros, visuais e vibratórios dos equipamentos utilizados nos semáforos de trânsito.

Uma das mudanças que entrarão em em vigor a partir de janeiro de 2020 determina que os semáforos com sinal sonoro sejam identificados com sinalização tátil e de alerta, além de serem equipados de acordo com as normas técnicas de acessibilidade. 

Além disso, o usuário deve manter o botão de acionamento por três segundos para ativação do modo sonoro da botoeira, que deverá emitir uma mensagem verbal de indicação. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando esse modo for ativado, será emitido um som de travessia, que será reproduzido durante o tempo de verde e de vermelho. De acordo com a resolução, esse som não deve ser interrompido por outro sinal sonoro ou mensagem verbal sob qualquer hipótese.

Segundo o diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Elmer Vicenzi, a determinação padroniza os sinais de trânsito em qualquer lugar do país, o que contribui para o deficiente visual acionar, da mesma maneira, os equipamentos de sinalização. 

Os órgãos executivos de trânsito devem realizar os estudos necessários para a implantação dos semáforos dotados de sinal sonoro. 

Tópicos relacionados