Toyota realiza primeiro recall global sob supervisão mais estrita

As fabricantes de veículos estão sob uma pressão cada vez maior para acelerar os processos de recall

Bloomberg

Publicidade

Dois meses depois de os EUA a colocarem sob uma supervisão mais estrita, a Toyota Motor Corp. realizou um recall global envolvendo mais de um milhão de veículos.

A maior fabricante de veículos do mundo está chamando 1,75 milhão de veículos de volta às oficinas, incluindo 759.000 sedãs Toyota e Lexus, para consertar tubos de combustível que podem vazar e elevar o risco de incêndio. A Toyota recebeu em junho de 2010 o primeiro relato dos EUA de um problema com os carros que ela está reconvocando hoje, disse o porta-voz Dion Corbett.

“Um único relato inicial não é capaz de identificar uma tendência e raramente demanda um recall”, disse Corbett, por e-mail. “Quando vemos o que pode ser uma tendência e investigamos o problema, e quando acreditamos que há um defeito relacionado à segurança, nós iniciamos um recall”.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As fabricantes de veículos estão sob uma pressão cada vez maior para acelerar os processos de recall e justificar o atraso entre ser informada de potenciais falhas e chamar os carros de volta às oficinas para reparos. O controle foi intensificado depois que a General Motors Co. levou mais de uma década para começar a substituir uma chave de ignição fatal em alguns dos recordes 30 milhões de carros e caminhonetes que a empresa reconvocou na América do Norte neste ano.

“As fabricantes de veículos mudaram sua atitude e estão realizando o recall de qualquer forma sempre que o problema se dá em vários veículos”, disse Koji Endo, analista automotivo da Advanced Research Japan em Tóquio, por telefone. “Só para ter certeza”.

A Toyota disse que não foi informada de incêndios, batidas, ferimentos ou mortes causadas pelas falhas nos veículos que fazem parte do recall.

Continua depois da publicidade

Relatos iniciais

O recall de hoje da Toyota envolve outros dois defeitos. A empresa recebeu seus primeiros relatos em julho de 2011, no Japão, de vazamentos de fluido de freio que podem levar a um desempenho reduzido. A outra campanha de segurança, que também envolve um reparo nos sistemas de combustível, veio após um relato inicial proveniente do Japão, em janeiro de 2013.

O recall de hoje é a primeira grande campanha global da Toyota desde que David Kelley, associado da Cahill Gordon Reindel LLP em Nova York e ex-promotor dos EUA, foi nomeado pelo Departamento de Justiça dos EUA em agosto para supervisionar os procedimentos de segurança da fabricante de veículos.

Kelley analisará as políticas da Toyota e verificará a exatidão de seus comunicados públicos por três anos como parte do acordo de US$ 1,2 bilhão da fabricante relacionado à gestão dos mais de 10 milhões de veículos reconvocados em 2009 e 2010 por problemas que causavam uma aceleração não intencional.

A Toyota chamou às oficinas cerca de 5,3 milhões de veículos no mercado americano neste ano, segundo seu site. A contagem total dos veículos em recall globalmente não estava disponível imediatamente, disse Corbett.

‘Lições aprendidas’

“Com as lições aprendidas com os recalls passados na América do Norte, a Toyota continua mostrando uma atitude de realizar um recall de forma proativa e ter tudo sob controle antes que aconteçam acidentes sérios”, disse Takashi Aoki, gerente de fundo da Mizuho Asset Management Co. em Tóquio. “Eu não acredito que esse recall prejudicaria a imagem da marca ou que faria com que suas ações caíssem, porque não há feridos ou mortos, nem acidentes”.

No Japão, na China e em outros mercados da Ásia, a Toyota disse hoje que está reconvocando cerca de 802.000 modelos Crown, Crown Majesta, Noah e Voxy produzidos entre junho de 2007 e junho de 2012. A empresa substituirá um vedante de borracha no sistema de freios que poderia se romper e causar um vazamento de fluido, levando a um desempenho menor.

A Toyota também realizou recalls de cerca de 190.000 carros Rumion e Auris no Japão para substituir unidades de controle de emissões que poderiam levar a vazamentos de combustível e a um risco maior de incêndio.