IPI 2013: aumento gradual já está valendo; veja o calendário para veículos

A partir de julho de 2013 os valores das alíquotas do IPI deverão voltar ao normal
Por Heraldo Marqueti Soares  
a a a

SÃO PAULO – No mês passado, o Governo Federal decidiu que o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) voltaria a subir gradativamente até junho de 2013 para automóveis, eletrodomésticos, linha branca e móveis. Em julho as alíquotas deverão ter seus valores normalizados de acordo com o que era vigente antes da redução do imposto.

As mudanças já estão valendo desde a última terça-feira (1). Para os veículos, o calendário dos reajustes obedecerá as seguintes classificações, de acordo com o tipo de motor:

Tipo de veículo Valores
*Diário Oficial da União
Motor 1.0 Alíquota será de 2% entre janeiro e março e 3,5% de abril a julho
Motor flex 1.0 e 2.0 Alíquota sobe para 7% neste 1º trimestre e 9% para o 2º trimestre
Motor gasolina 1.0 e 2.0 Alíquota fica em 8% para veículos 1.0 e 10% para os de motor 2.0

Esta já é a terceira prorrogação da redução do imposto, que foi anunciada em maio do ano passado.

Deixe seu comentário

Lava-car Grandchamp Envelopamento Automotivo (25/01/2013 22:24:21) Não sabemos que fazer mais governo so sabe fala que vai voltar o IPI não volta nós lojistas estamos sofrendo muito a cada semana que passao carro está caindo na tabela e nada que é prometido que falão não volta e taxas super altas e juros abuzivos desse jeito não estamos conseguindo vender carro e ainda restringindo a cada dia mais clientes que vão financiar tem que mudar logo isso, e falão tanto que as vendas estão boas mais na onde so se for pro governo que pra gente esta orrivel.