JAC Motors suspende construção de fábrica no Brasil

Projeto para a criação da planta de Camaçari não tem previsão para ser retomado; IPI é a maior influência para a decisão
Por Fabiana Pimentel  
a a a

SÃO PAULO - A JAC Motors suspendeu os planos de construção de sua fábrica no Brasil. O projeto de criação da planta de Camaçari, na Bahia, não tem previsão para ser retomado.

De acordo com a assessoria de imprensa da montadora chinesa, informou que a maior influência para a tomada da decisão pela montadora foi a volta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) a patamates superiores, já que os custos da montadora devem acompanhar o aumento.

Segundo a assessoria, logo que chegou ao Brasil, a montadora vendia o modelo J3 por R$ 37.900, com IPI de 13%. Atualmente, o mesmo veículo é comercializado a R$ 34.990 e IPI de 36,5%.

Apesar de praticar um valor menor que quando chegou no País, a pressão dos impostos nos custos da montadora torna inviável a construção da fábrica neste momento.

Para a montadora, a questão do IPI deve ser revista pelo governo, para que as montadoras possam ser incentivadas a investir no País.

Fábrica
Com apenas seis meses no Brasil, a montadora já idealizava a construção de uma planta em Camaçari.

Segundo a assessoria da montadora, atualmente, são importados 25 mil automóveis. Com a fábrica, a produção anual seria de 120 mil unidades.

Além disso, com a suspensão da construção da planta, a montadora deixa de gerar 3.500 empregos diretos e 10 mil indiretos no Brasil.

Deixe seu comentário