Em minhas-financas / carros-compra

Volkswagen descobre mais 800 mil carros afetados e pode ter prejuízo bilionário

Apesar de garantir que a segurança dos veículos não é comprometida com o problema, a empresa afirmou que uma avaliação confiável da escala de irregularidades ainda não pode ser feita

logos da VW 2
(Fabian Bimmer/Reuters)

SÃO PAULO – Durante as investigações de fraudes nos testes de emissão, a Volkswagen identificou mais 800 mil veículos que poderiam ser afetados com irregularidades nas emissões de CO2. Em seu próprio site, o Grupo afirma que a estimativa inicial é de um prejuízo de dois bilhões de euros - o que pode sair do controle, já que as estimativas foram extremamente conservadoras em outros casos.

O Conselho de Administração do grupo deve dialogar em breve com as agências de aprovação responsáveis sobre as consequências do problema. Ainda em seu site, a empresa afirma que o consumo de combustível e emissão de CO2 estavam muito baixos durante a certificação de C02 – tudo isso em veículos que, na maioria, possuem motores à diesel.

“Desde o início eu incentivei o esclarecimento compreensivo dos eventos. Não vamos parar por nada e por ninguém. É um processo doloroso, mas é nossa única alternativa. Para nós, a única coisa que conta é a verdade”, disse Matthias Müller, atual CEO da Volkswagen.

Apesar de garantir que a segurança dos veículos não é comprometida com o problema, a empresa afirmou que uma avaliação confiável da escala de irregularidades ainda não pode ser feita.

Contato