Conteúdo editorial apoiado por

INSS vai acabar com modelo tradicional de atendimento; saiba o que muda

Novos serviços estarão disponíveis a partir do dia 21 de maio

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que está dando os primeiros passos para acabar com o modelo tradicional de atendimento e serviços, em que o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e fazer o pedido do benefício. 

A partir do próximo dia 21, o segurado poderá acessar o “Meu INSS” através do site ou ligar para o telefone 135 e, ao invés de agendar uma data para ser atendido, o cidadão receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. Feito o pedido, o cidadão consegue acompanhar o andamento pelo site ou pelo telefone e, somente se necessário, será chamado para ir à agência.

De acordo com o instituto, a medida vale inicialmente para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos. O objetivo é eliminar o tempo de espera, evitar que faltem vagas e, caso o cidadão precise ir à uma agência para apresentar algum documento, consiga horário em uma perto de sua residência.

Newsletter

Segura Essa

Cadastre-se e receba semanalmente as principais notícias que você não pode deixar de saber sobre o universo dos seguros de um jeito rápido e fácil

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, diversos serviços que antes eram realizados somente no atendimento espontâneo, poderão ser realizados a partir do dia 24 de maio, com data e horário marcados através do site ou telefone 135. A lista dos novos serviços agendáveis pode ser encontrada abaixo:

Quer investir melhor o seu dinheiro da aposentadoria? Abra uma conta na XP