Chance de corte de 125 pontos-base na Selic cresce para 47,5% após IPCA

Menor inflação para abril desde 1998 e avanço da reforma da Previdência na Câmara animam investidores e apostas por cortes mais duros nos juros crescem

Marcos Mortari

Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado está cada vez mais dividido sobre a probabilidade de o Banco Central imprimir um ritmo mais agressivo de cortes nos juros a partir da próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), marcada para o fim de maio. Após a divulgação da terceira desaceleração seguida da inflação e no menor IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para abril desde 1998, o movimento dos contratos de DIs na BM&F aponta para um crescimento das chances de corte de 125 pontos-base, na Selic, hoje fixada em 11,25% ao ano.

Até o fechamento da última terça-feira (9), o mercado precificava 56% de chance de corte de 100 pontos na taxa básica de juros na próxima reunião entre os diretores BC, contra 44% de probabilidade entendida para uma redução de 125 pontos-base. Com a divulgação dos novos dados de inflação e o avanço da pauta da reforma da Previdência na Câmara, as chances de um corte mais agressivo nos juros cresceram.

Às 9h58 (horário de Brasília) desta quarta-feira (10), os contratos de juros futuros com vencimento em janeiro de 2018 caíam 3 pontos-base, a 9,29%, ao passo que os DIs com vencimento em janeiro de 2021 recuavam 3 pontos-base, a 9,82%. Com esse movimento, o diretor de operações da Mirae Asset, Pablo Spyer, chama atenção para 47,5% de chance para um corte de 125 pontos-base na Selic, contra 52,5% de probabilidade estipulados para um recuo de 100 pontos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Economistas consultados semanalmente pelo Banco Central na pesquisa Focus projetam a Selic a 8,5% ao ano em 2017 e 2018.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.