Os 2 drivers que farão a renda fixa no Brasil render mais que em outros emergentes, segundo o Itaú BBA

Ainda segundo a corretora, o cenário doméstico brasileiro também é melhor que de outros mercados emergentes

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – O Itaú BBA avalia que os investimentos em renda fixa no Brasil vão ter uma performance superior a outros mercados emergentes em 2017. O motivo por trás do bom momento está tanto no cenário externo quanto no momento doméstico do país e de seus pares comparáveis nos mercados internacionais, diz a corretora.

No ponto de vista externo, a dinâmica protecionista que as políticas de Donald Trump devem impor ao comércio global é o principal driver. “Em meio a este cenário externo uma normalização monetária menos gradual nos Estados Unidos, avaliamos que os mercados de renda fixa do Brasil têm uma vantagem comparativa vis-à-vis grandes mercados emergentes”, diz o relatório.

Ainda segundo o banco, os cenários domésticos também diferenciam o Brasil de seus pares internacionais. “O forte ajuste nas contas externas brasileiras que ocorreram em 2016 e o debate das reformas fiscais em andamento contrastam com as incertezas idiossincráticas pesando sobre México, Turquia e África do Sul”, afirma o texto assinado pelos estrategistas Ciro Matuo e Eduardo Marza.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo eles, a melhora nos fundamentos do país sugerem que as mudanças esperadas na liquidez de recursos globais deve ter um impacto menor sobre real em comparação a moedas de outros países com juros elevados.

Real
Com um cenário externo levemente mais favorável aos mercados emergentes e a depender da aprovação da reforma da Previdência, o Itaú BBA projeta uma depreciação menos intensa do real, com o dólar fechando cotado a R$ 3,50 ao fim de 2017 e 2018. Segundo a corretora, o real está atualmente 8,3% mais forte que estimado pelos modelos de projeção o que sugere uma correção rumo aos R$ 3,50 até o fim do ano.

Selic
O Itaú BBA destaca que o arrefecimento da inflação permitiu uma antecipação do ciclo de afrouxamento monetário e que o BC (Banco Central) manterá o ritmo de corte dos juros básicos em 75 pontos-base nas reuniões de fevereiro e abril. “Acreditamos que a Selic vai atingir 9,75% ao fim de 2017 (ante projeção anterior de 10%), uma vez que o cenário inflacionário é mais benigno que o antecipado”, diz o relatório. Para o fim de 2018, a projeção da corretora é que a Selic chegue a 8,50%.