DIs renovam mínimas desde setembro antes de decisão do Copom

Juros caem forte antes de decisão de política monetária e reforçam aposta do mercado de que haverá uma redução da Selic no fim deste ano

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Continuando o movimento que já dura desde a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), quando foi decidido, na contramão do que a maior parte do mercado esperava que a taxa de juros seria mantida inalterada em 14,25%, os juros futuros caem forte nesta quarta-feira (2). Hoje é dia de mais uma decisão do comitê e as apostas são de que novamente ninguém mexa na Selic, mas no longo prazo, fica claro o que o mercado acha que vai acontecer. 

O DI para janeiro de 2017 opera praticamente estável a 14,06%, mostrando que os investidores acreditam em um corte de juros até o fim deste ano. Mas mais importante que isso, os DIs para janeiro de 2019 e 2020 operam atualmente nas suas mínimas desde setembro do ano passado. Os dois caem respectivamente 6 pontos-base a 14,88% e 12 pontos-base a 15,21% às 16h02 (horário de Brasília). O DI para janeiro de 2021, por sua vez, cai 13 pontos-base a 15,30%. 

Mas por que o mercado começou a precificar uma queda de juros? Para João Pedro Brugger, economista da Leme Investimentos, a conta disso fica nas costas do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e da mudança na comunicação do Banco Central que tem ocorrido desde o fim do ano passado. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No fim de 2015, todo o mercado acreditava que o BC elevaria os juros este ano para bater de frente com a inflação, que está mais resiliente do que se esperava. Contudo, a autoridade monetária deu um giro de 180º na sua visão após um relatório do FMI (Fundo Monetário Internacional), que cortava as projeções de crescimento econômico para o Brasil. Os juros foram mantidos em janeiro e os rumores são de que a pressão do PT para uma redução das taxas está fazendo efeito. 

“Quando o Tombini mudou a previsão do Brasil por causa de um relatório do FMI, começou a se admitir agora ficar perto do teto da banda da inflação”, diz Brugger. Para ele, o BC faz hoje uma aposta de que a própria recessão econômica terá um efeito desinflacionário, o que é arriscado porque qualquer mudança no dólar pode trazer uma pressão inflacionária.

Para a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) hoje, o economista da Leme Investimentos acha que devemos ter especial atenção para o que farão Tony Volpon e Sidnei Corrêa Marques, que na última reunião votaram para elevar a Selic. A ideia é que se até mesmo os membros mais “hawkish” (agressivos) do comitê mudaram de opinião quanto a um aperto monetário, então a chance do Copom cortar juros no fim do ano é maior. “Se o Volpon votar pela manutenção da taxa, podemos ver a curva fechar ainda mais”, afirma Brugger. 

Continua depois da publicidade

Leia também:

Carteira InfoMoney tem 4 novas ações para março; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa