Disparada de 12% de um dos portos seguros do mundo mostra por que a Bolsa vai cair hoje

Em meio a um apocalipse das commodities, dia não vai ser fácil para quem está comprado, e o pré-market já mostra isso

Equipe InfoMoney

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Há sempre aqueles dias no mercado em que logo de manhã os investidores percebem que é praticamente impossível a Bolsa subir. Hoje é um deles. Por conta da tensão global desencadeada por resultados decepcionantes de empresas como a Shell e também em meio a relatório da Agência Internacional de Energia falando que o mercado vai se “afogar” em oferta de petróleo, as bolsas europeias caem entre 2,9% e 3,5%, seguindo na mesma direção das bolsas asiáticas, que também despencaram na madrugada. Junto com elas, os futuros dos índices norte-americanos, com tanto o Dow Jones como o S&P 500 recuando perto de 2%. 

Mas mesmo que nada disso estivesse acontecendo seria fácil perceber o pânico global olhando para o desempenho de apenas um ativo: os títulos da dívida alemã com vencimento em 10 anos. Considerado um dos portos seguros do mercado, o bond alemão dispara nada menos que 10% hoje, depois de chegar a saltar 12% mais cedo. 

Junto com os treasuries norte-americanos, os bonds do Reino Unido, os títulos públicos japoneses e o ouro, os bonds alemães são considerados alguns dos ativos mais seguros do mundo, e costumam subir quando há uma forte perda no apetite por risco no mercado. Isso porque a Alemanha é dona do quarto maior PIB (Produto Interno Bruto) do mundo e é a economia mais sólida da Europa, de modo que o seu risco de calote é muito baixo.  

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais prova de que o dia é de investidores tirando o dinheiro dos mercados acionários? Dos quatro títulos citados acima, apenas um – os bonds japoneses – não sobe hoje. Todos os outros veem fortes valorizações. Ou seja, melhor apertar os cintos, porque teremos um pregão bastante turbulento nesta quarta. 

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo: