Fim do ciclo de alta dos juros? DIs já precificam mais aumentos na Selic

Mercado e economistas divergem acerca dos próximos passos do Copom, que hoje deve elevar as taxas de juros brasileiras para 14,25% ao ano

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Grande parte do mercado vê como provável que o Copom (Comitê de Política Monetária) eleve a taxa básica de juros da economia brasileira de 13,75% para 14,25% nesta quarta-feira (29), acabando com o ciclo que se iniciou no fim do ano passado. Apesar de ser esta a visão preponderante, não é ela que está sendo precificada pelo mercado. 

Contudo, olhando para o mercado de juros futuros, onde investidores sempre tentam antecipar os movimentos da Selic, o contrato futuro de DI (Depósito Interbancário) para janeiro de 2016 opera atualmente no patamar de 14,27% ao ano. Como o DI é uma média da taxa em um determinado período, isso significa que a nossa taxa básica de juros deve estar pelo menos em 14,50% no fim deste ano para que o mercado financeiro acerte a sua previsão. 

Falando em linguagem clara, isso quer dizer que para a maioria dos investidores o ciclo de altas de juros do Banco Central não acaba aqui. Depois do provável aumento de 0,5 ponto percentual na reunião de hoje, o BC deve realizar outro, de 0,25 ponto percentual. Este cenário é bastante diferente do que é mostrado no Relatório Focus, que compila as previsões de economistas e instituições financeiras para os principais indicadores macroeconômicos brasileiros. A mediana dos analistas ouvidos pelo Focus esperam que a Selic termine 2015 em 14,25% ao ano, segundo o último documento, divulgado na segunda-feira (22). 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se quem está certo são os economistas ou o mercado apenas o próprio Copom pode dizer hoje, principalmente em seu comunicado, que a várias reuniões não muda uma palavra sequer do seu texto. O certo é que poucas vezes nos últimos tempos estivemos tão divididos acerca da direção que será tomada pela nossa autoridade monetária no futuro.