Avanços alcançados no combate à inflação ainda não foram suficientes, diz ata do Copom

Documento divulgado pelo Banco Central mantém discurso de que, apesar do ajuste fiscal, a política monetária deve se manter vigilante para combater os efeitos do aumento dos preços

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) registrou que a inflação está mostrando persistência e que os avanços no enfrentamento a ela não têm se mostrado suficientes para combatê-la. Na semana passada, o comitê elevou a taxa básica de juros da economia brasileira em 0,5 ponto percentual de 13,25% para 13,75%. 

“A propósito, o Copom avalia que o cenário de convergência da inflação para 4,5% no final de 2016 tem se fortalecido. Para o Comitê, contudo, os avanços alcançados no combate à inflação – a exemplo de sinais benignos vindos de indicadores de expectativas de médio e longo prazo – ainda não se mostram suficientes. Nesse contexto, o Copom reafirma que a política monetária deve manter-se vigilante”, diz a ata.

O documento ainda projetou uma variação de 12,7% para o conjunto de preços administrados, ante os 11,8% considerados na reunião do Copom de abril. Para os membros do comitê, a inflação está atualmente em níveis elevados por causa do efeito do ajuste dos preços domésticos em relação aos internacionais e dos administrados em relação aos livres. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Copom avaliou que a demanda agregada da economia deve se apresentar moderada no futuro com a estabilização do consumo das famílias devido a fatores como emprego, renda e crédito. As exportações também devem ser beneficiadas pelo cenário de crescimento dos parceiros comerciais do Brasil e pela depreciação do câmbio.

“Para o Comitê, os efeitos conjugados desses elementos, os desenvolvimentos no âmbito parafiscal e no mercado de ativos e, neste ano, a dinâmica de recomposição de preços administrados são fatores importantes do contexto no qual decisões futuras de política monetária serão tomadas, com vistas a assegurar a convergência da inflação para a meta de 4,5% estabelecida pelo CMN [Conselho Monetário Nacional], ao final de 2016”.

Ontem foi divulgada a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em maio, que subiu 0,74%, ante expectativas de uma expansão de 0,59%. No acumulado de 12 meses o avanço do indicador foi de 8,47%, saindo dos 8,17% registrados em abril. Com este resultado, os contratos de DI no mercado de juros futuros avançaram, precificando que o governo terá de fazer um aperto monetário maior para conter o crescimento dos preços em 2015. 

Continua depois da publicidade

Leia aqui a íntegra da ata do Copom.