Ataques a Bolsonaro vão crescer, mas não devem tirá-lo do segundo turno, diz Eurasia

Para consultoria de análise de risco político, deputado pode até crescer um pouco nas pesquisas no curto prazo

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Oficialmente lançado candidato à presidência da República no último domingo (22), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) tende a ser alvo de crescentes ataques de adversários à medida que a disputa se aproxima. Líder nas pesquisas eleitorais, o parlamentar tem hoje uma fatia de eleitores com a qual Geraldo Alckmin (PSDB) conta para ir ao segundo turno.

Leia também: PT x PSDB é o cenário mais provável para o segundo turno na eleição, diz cientista político
O “patinho feio fardado”: a estratégia de Jair Bolsonaro após o isolamento
Os 2 motivos que levaram o “Centrão” a desistir de Ciro Gomes e apoiar Geraldo Alckmin
William Waack: a economia não destrava enquanto o nó político não desatar

Para a consultoria de análise de risco político Eurasia, após firmar aliança com lideranças do chamado “blocão”, grupo de partidos composto por DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade, Alckmin deve protagonizar uma ofensiva contra a candidatura do deputado, movimento que já se observou nas últimas semanas. Apesar dos esforços, a casa de análise não projeta um segundo turno sem Bolsonaro.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

“Os impactos desses ataques serão limitados até as campanhas começarem em agosto, e, mesmo assim, é improvável que evitem que ele chegue ao segundo turno. A base de Bolsonaro apoia o fato de que ele fala o que pensa e, em sua maioria, não se incomoda com suas falas sobre gênero ou questões relacionadas à comunidade LGBT”, observam os analistas da Eurasia.

“Por enquanto, ataques e contra-ataques provavelmente apenas reforçarão as convicções a favor e contra Bolsonaro entre a pequena parcela da população que está prestando atenção à eleição. Bolsonaro pode até crescer na margem nas pesquisas de intenção de votos”, complementam.

Continua depois da publicidade

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.