Romário lidera corrida eleitoral pelo governo do Rio, mostra pesquisa

Senador aparece seguido de Eduardo Paes, ex-prefeito do Rio

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Se as eleições ao governo do estado do Rio de Janeiro fossem hoje, o senador Romário (Podemos) iria para o segundo turno com o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM). Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Jornal do Brasil, mostra que o parlamentar conta com entre 24,8% e 30,5% das intenções de voto, dependendo do cenário considerado. Já o ex-prefeito tem entre 13,5% e 15,1% nos cenários em que seu nome é avaliado. A margem máxima de erro do levantamento é de 2,5% para cima ou para baixo.

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Conheça o Mapa Político

Na sequência, aparecem o ex-governador Anthony Garotinho (PRP), com entre 11,2% e 12,9% das intenções de voto nos três dos quatro cenários em que seu nome é considerado, e o deputado federal Índio da Costa (PSD), que aparece com algo entre 8,2% e 10,6% de apoio. O nome do treinador de vôlei Bernardinho (Novo) aparece em uma das situações estimuladas, com 6,3% das intenções de voto. Já o deputado Miro Teixeira (Rede) teria de 5,9% a 7,2%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em outro pelotão, aparecem os nomes do ex-chanceler Celso Amorim (PT), com algo entre 3,4% e 4,3%; Tarcísio Motta (PSOL), com de 3% a 4%; e Rubem César Fernandes (PPS), com uma pontuação entre 0,9% e 1,5%. A soma de brancos, nulos e indecisos varia de 20,1% a 25,8%. A pesquisa ouviu 1.850 eleitores em 44 municípios entre os dias 4 e 9 de maio.

Do ponto de vista da avaliação dos cinco principais pré-candidatos, o mais rejeitado pelos cariocas é Garotinho, com 71,9% de eleitores declarando que não votariam nele de jeito nenhum. Já o melhor avaliado é Romário, com 11,9% dos eleitores afirmando que com certeza votariam nele para o governo estadual. O mais desconhecido é Tarcísio Motta, com 23,1%.

Já na disputa pelas duas vagas ao Senado, Flávio Bolsonaro (PSL) lidera a disputa com 32,3% das intenções de voto, seguido por Cesar Maia (DEM), com 20,6%, e Martha Rocha (PDT), com 20,4%. Chico Alencar (PSOL) aparece com 16,3%, seguido por Lindbergh Farias (PT), com 15,5%, e Eduardo Lopes (PRB), com 6,4%. Sérgio Zveiter (DEM) tem 6,3% dos votos.

Continua depois da publicidade

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Conheça o Mapa Político

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.