Joaquim Barbosa anuncia que não será candidato à presidência

Decisão foi comunicada pelo ex-magistrado em sua conta oficial no Twitter, sob alegação de motivações pessoais

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa anunciou, na manhã desta terça-feira (8), que não pretende ser candidato à presidência da República nas eleições de outubro. O ex-magistrado publicou a informação em seu perfil oficial no Twitter.

“Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, dizia o post. A decisão ocorre um mês após o ex-ministro do STF filiar-se ao PSB, no limite do prazo para poder disputar as eleições.

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Clique aqui e assine o Mapa Político

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na mais recente pesquisa Datafolha, realizada entre 11 e 13 de abril, Barbosa tinha de 8% a 10% das intenções de voto, dependendo do cenário avaliado. Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fora do pleito, ele ocupava a terceira posição, atrás apenas do deputado Jair Bolsonaro (PSL) e da ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade).

O desempenho provocou reações diversas e Barbosa passou a ser visto como “fato novo” da corrida eleitoral. A possível candidatura do ex-ministro era avaliada com potencial eleitoral. De um lado, ele poderia cativar eleitores insatisfeitos com os nomes tradicionais, sobretudo com a imagem que carrega de combatente à corrupção, que carrega desde os tempos do julgamento do mensalão, caso em que foi relator no STF.

Do outro, ele tinha em sua biografia e possíveis acenos à agenda social ativos importantes para conquistar parte do eleitorado à esquerda. Com tantos órfãos de Lula, seu potencial era maior. Soma-se a isso o sentimento majoritário de insatisfação com o sistema político e o crescente desejo por renovação. Nenhum dos candidatos que melhor pontuavam nas pesquisas poderia mais facilmente ser associado como outsider.

Continua depois da publicidade

Desde o início, Barbosa indicava que questões pessoais poderiam ser obstáculos à formalização da candidatura. Além disso, o ex-ministro também enfrentava resistência de lideranças regionais dentro do partido. De olho no quadro eleitoral, governadores do PSB preferiam ter maior liberdade para costurar suas próprias alianças nos estados. Por outro lado, o ex-magistrado contava com amplo apoio na bancada socialista da Câmara.

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Clique aqui e assine o Mapa Político

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.