Lula vai ser preso? O que acontece após o STJ negar o habeas corpus do petista

Com poucas opções, Lula joga todas as suas fichas de se livrar da prisão no STF

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Na tarde desta terça-feira (6) o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o pedido de habeas corpus para evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas algumas dúvidas ainda ficam. Afinal, com esta decisão o petista já pode ser preso?

Não, Lula ainda não começará a cumprir a pena de 12 anos em regime fechado à qual foi condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Mesmo com a decisão de hoje, ainda existe um recurso em trânsito no Tribunal.

Agora, fica faltando o julgamento da 8ª turma do TRF-4 deste último recurso, chamado de “embargos de declaração”, para que, se mantida a decisão, Lula possa realmente ser preso. A equipe formada pelos desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus, ainda não tem data para tomar a decisão, mas há uma expectativa de que isso ocorra ainda este mês.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mesmo assim, ainda existe uma outra opção para Lula, que vê agora no STF (Supremo Tribunal Federal) sua esperança para evitar a prisão. Isso porque duas ações diretas de inconstitucionalidade que questionam o entendimento selado na corte em outubro de 2016 que é possível a execução provisória da pena após condenação em 2ª instância aguardam julgamento do plenário.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Como explicou à Bloomberg Lucas de Aragão, sócio da Arko Advice, a rejeição do pedido de habeas corpus eleva a pressão sobre o STF para tomar uma decisão final sobre a prisão em 2ª instância. “Lula agora vai tentar reverter no próprio TRF-4, com julgamento dos embargos e só depois disso que ele pode tentar alguma coisa nos tribunais superiores”, disse.

Continua depois da publicidade

Nas últimas semanas tem se discutido muito a volta deste tema ao Supremo, principalmente com a sinalização de alguns ministros de que eles podem mudar de voto. A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, já indicou que não deve pautar o tema novamente, já que, segundo ela, revisitar este tema seria “apequenar muito o Supremo”.

Nesta terça, logo após a decisão do STJ, o PT divulgou uma nota em que afirma que a mais alta corte do país tem a obrigação de julgar o assunto. “Trata-se de restabelecer plenamente um dos mais caros princípios constitucionais, que diz respeito a todos os cidadãos”, diz o texto.

Apesar de todo o debate, é possível que Lula seja preso mesmo antes do STF decidir a questão, caso o TRF-4 negue o recurso. Caso isso aconteça, o petista poderá apresentar outro habeas corpus à Corte. Relator da Operação Lava Jato no STF, o ministro Edson Fachin já negou um pedido de decisão liminar para evitar a prisão do ex-presidente, mas submeteu a decisão final ao plenário.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.