Aprovação de Lula oscila para baixo; desaprovação dos presidenciáveis segue alta, aponta pesquisa

Pesquisa Ipsos realizada na primeira quinzena de fevereiro mostra aprovação menor de Lula, enquanto presidenciáveis do centro registram alta desaprovação

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após atingir o ápice em dezembro, a aprovação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem entrado em uma trajetória de queda, ainda que discreta, aponta a pesquisa Barômetro Político feita pela Ipsos e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo neste domingo (4).  No final de janeiro, Lula teve a sua condenação na Operação Lava Jato confirmada em segunda instância pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª região), com pena estabelecida de 12 anos e um mês de prisão. 

Em fevereiro, a desaprovação do petista foi de 56% (contra 54% em janeiro) e sua aprovação é de 42% (ante 44% no mês anterior). Lula só perde em aprovação para Luciano Huck, com 56%, que anunciou no mês passado que não vai disputar a eleição.

Contudo, Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos, aponta ser importante notar que, mesmo dentro da margem de erro da pesquisa, a aceitação do ex-presidente caiu nos últimos três meses: 45% em dezembro, 44% em janeiro e 42% em fevereiro, quebrando crescente constante iniciada em julho do ano passado, quando pulou de 28% para 45% de aprovação em dezembro.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 16 de fevereiro de 2018 com 1.200 pessoas em 72 municípios, com margem de erro de 3 pontos percentuais. O levantamento não é de  intenção de voto. Os pesquisadores fazem a seguinte pergunta aos entrevistados: “Agora vou ler o nome de alguns políticos e gostaria de saber se o (a) senhor(a) aprova ou desaprova a maneira como eles vêm atuando no País”. 

Enquanto isso, os presidenciáveis de centro também não vêm registrando um bom desempenho. O presidente Michel Temer é aprovado por apenas 4% da população e é desaprovado por 93%. Vale destacar que a pesquisa, contudo, não captou os efeitos da intervenção federal na área de segurança pública no Rio de Janeiro já que foi feita na primeira quinzena de fevereiro. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), é aprovado por apenas 5% da população. Já o  presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), tem taxas de aprovação, desaprovação e desconhecimento de 4%, 69% e 27%, respectivamente. 

Continua depois da publicidade

Geraldo Alckmin (PSDB) é aprovado por 20% dos eleitores e desaprovado por 68%, com pouca oscilação nas últimas três pesquisas. Já o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) tem aprovação de 24% – oscilação de três pontos para cima desde o levantamento anterior – e desaprovação de 58%. 

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.