Com êxodo de deputados, Marina Silva pode ser impedida de participar de debates na TV

Conforme conta reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, a ex-ministra iniciou uma ofensiva para trazer novos parlamentares à Rede

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – As dificuldades estruturais da Rede para as eleições presidenciais que se aproximam podem se agravar ainda mais com o risco de Marina Silva ficar de fora dos debates em emissoras de televisão do país. Conforme conta reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, a possibilidade de o partido perder dois deputados federais na janela de março a abril pode fazer com que ele não mais se enquadre nas regras para participação da ex-ministra nos debates. Com isso, a pré-candidata iniciou uma ofensiva para atrair novos parlamentares.

Os deputados federais Alessandro Molon (RJ) e Aliel Machado (PR) estão em negociações avançadas com o PSB para mudaram de sigla, a convite do presidente do partido, Carlos Siqueira. Caso tal movimento se confirme, a Rede passaria a contar apenas com uma bancada de três parlamentares no Congresso: os deputados Miro Teixeira (RJ) e João Derly (RS) e o senador Randolfe Rodrigues (AP).

É hoje! Aprenda como se posicionar agora para lucrar na Bolsa com as eleições. Clique aqui para saber mais. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

As possíveis baixas podem fazer com que o partido de Marina Silva não tenha o número mínimo de cinco representantes no parlamento para sua participação nos debates eleitorais televisivos, conforme determina regra aprovada pelo Legislativo na reforma eleitoral do ano passado.

Ainda de acordo com o jornal, a Rede, por sua vez, também tem conversas avançadas com pelo menos dois parlamentares. Além de permitir a participação da presidenciável nos debates, a ação é importante por reforçar o partido para as eleições gerais de outubro. Em entrevista concedida ao InfoMoney neste mês, o porta-voz nacional do partido, Zé Gustavo, disse que a meta para essas eleições seria eleger 18 deputados federais.

Na avaliação de analistas políticos, um dos principais desafios à candidatura de Marina Silva é a baixa estrutura da Rede, que conta com poucas prefeituras, uma pequena bancada no Legislativo e terá direito a pouco tempo de televisão durante o período de campanha.

Continua depois da publicidade

É hoje! Aprenda como se posicionar agora para lucrar na Bolsa com as eleições. Clique aqui para saber mais. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.