“Dificilmente teremos uma democracia saudável com um sistema político tão confuso”, diz Vicente Cândido

Em entrevista ao InfoMoney, deputado relator da reforma política na Câmara se diz insatisfeito com regras aprovadas e espera retomar assunto ainda durante as eleições

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Em outubro do ano passado, o presidente Michel Temer sancionou os projetos de reforma política aprovados pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. A ação ocorreu no limite do prazo estabelecido para que as mudanças passassem a vigorar já nas eleições de 2018. Entre os principais pontos aprovados aparecem a manutenção da proibição de financiamento empresarial de campanha, a cláusula de desempenho e a criação de um fundo especial bilionário de financiamento das campanhas.

As modificações alteram as estratégias de partidos e candidatos, tendo em vista os recursos limitados e o curto período de campanha. Para entender um pouco melhor essa lógica e como as siglas estão se organizando para este processo, o InfoMoney recebeu o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), relator da reforma política na Câmara, e o cientista político Marcelo Issa, coordenador do movimento Transparência Partidária.

Assista à íntegra da entrevista:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

 

Tópicos relacionados

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.