As estratégias do PT para tentar evitar o cenário mais trágico para Lula: a prisão

Segundo o G1, está em análise a possibilidade da defesa do ex-presidente apresentar um pedido de habeas corpus preventivo no STF

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofre revés atrás de revés desde que a sua condenação foi confirmada em segunda instância por unanimidade e concordância dos três desembargadores do TRF-4 (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região sobre o aumento da pena em 12 anos e um mês no caso triplex do Guarujá. Ontem à noite, a Justiça do Distrito Federal determinou a apreensão do passaporte do petista – e ele teve que cancelar a sua viagem à Etiópia. 

 Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Contudo, a tarefa mais urgente do partido é evitar o “pior cenário”, de prisão do ex-presidente, que pode acontecer já nos próximos meses (há quem preveja que isso já aconteça em abril, quando todos os recursos ao Tribunal devem ser esgotados).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Desta forma, o PT já estuda uma saída jurídica para neutralizar a execução da pena na segunda instância, segundo informa o Globo, citando reportagem da GloboNews.

Estuda-se um pedido de habeas corpus preventivo no STF depois do julgamento do recurso do embargo de declaração pela segunda instância, que deve ser a próxima apelação após a decisão do TRF4.

Conforme aponta a reportagem, os petistas estão preocupados com o impacto político de uma eventual prisão de Lula e, por isso, querem fazer um movimento antecipado. Alguns ministros do STF contrários à execução da pena a partir de condenação em segunda instância já sinalizam que podem acatar o pedido do PT. Existe uma ação no Supremo que pode rever esse entendimento de prisão em segunda instância e há uma pressão por parte dos ministros do Supremo para que a presidente da Casa, Cármen Lúcia, coloque a matéria na pauta. 

Continua depois da publicidade

Mais chances no STF do que no STJ

Neste sentido, a Folha de S. Paulo aponta que a possibilidade do ex-presidente  conseguir um habeas corpus para evitar o início do cumprimento da pena são maiores no STF do que no STJ (Superior Tribunal de Justiça), segundo apontaram ministros das cortes superiores ouvidos em caráter reservado pela Folha.

O recurso de Lula que será levado ao STJ deve cair com Felix Fischer, relator da Lava Jato no tribunal, tido com perfil “duro”. O caso deverá ser discutido na 5ª turma, conhecida como “câmara de gás”, dada a rigidez das decisões. No entanto, um ministro  ouvido pelo jornal aponta que, dada a perspectiva de o caso parar no Supremo, é provável que os magistrados deixem para a corte suprema a decisão de conceder liberdade ao ex-presidente. 

Também com perfil “punitivista”, o relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, tem negado habeas corpus a condenados na operação. Mas a decisão tem sido diferente nos casos analisados na 2ª turma do tribunal, que é a responsável pela Lava Jato.

Quatro dos cinco ministros que fazem parte do colegiado defendem que o réu recorra em liberdade até que o processo transite em julgado: Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, que já foi advogado-geral da União durante governo do ex-presidente. E é nesse cenário que a discussão sobre a prisão em segunda instância deve voltar ao radar. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.