Colunista do InfoMoney, José Marcio Mendonça morre aos 73 anos

Com facilidade para transitar pelas mais distintas mídias, o jornalista brindou os leitores e espectadores com análises objetivas e de ampla profundidade sobre os principais desafios brasileiros

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Faleceu nesta madrugada (21), aos 73 anos, o jornalista José Marcio Mendonça, referência na cobertura política, econômica e cultural brasileira. Nos últimos anos, o jornalista coordenava o blog Na Real, no InfoMoney, e atuou na direção de jornalismo da rádio ConectCar SP Rio FM, de São José dos Campos (SP).

José Marcio, que nos últimos meses lutava contra um câncer, teve longa carreira nos veículos do Grupo Estado, com passagens pelo Jornal da Tarde e seu Suplemento Literário, além de âncora e posteriormente diretor na Rádio Eldorado. No jornal O Estado de S.Paulo, carro-chefe do grupo, atuou como diretor da sucursal de Brasília nos críticos anos do governo do general João Figueiredo. Também no jornalismo impresso, Zé Marcio, como era carinhosamente chamado pelos colegas, atuou como editorialista do Diário do Comércio.

Com facilidade para transitar pelas mais distintas mídias, o jornalista foi colunista de uma série de programas da TV Bandeirantes. No jornalismo digital, ao qual se dedicou nos últimos anos de sua trajetória, brindou os leitores com análises objetivas e de ampla profundidade sobre os principais desafios brasileiros no site jurídico Migalhas, e, posteriormente, no InfoMoney, onde manteve um programa semanal de TV, apresentado em parceria com o advogado Francisco Petros e produção do jornalista Alberto Morelli, além de análises diárias sobre as principais notícias publicadas pelos grandes jornais do País. Foram mais de 600 artigos publicados e 114 entrevistas a partir de julho de 2014.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Ele fez história no jornalismo de qualidade e de indiscutível independência”, afirmou Morelli, que acompanhou José Marcio desde os tempos de Jornal da Tarde, nos anos 60.

O corpo de José Marcio Mendonça será velado e cremado neste domingo, no Crematório da Vila Alpina, em São Paulo, a partir das 18h (horário de Brasília).

Abaixo a última participação de José Marcio Mendonça na InfoMoneyTV:

Continua depois da publicidade

Esta foi a última entrevista comandada pelo jornalista no projeto Na Real na TV, na presença do cientista político Carlos Melo:

Tópicos relacionados

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.