Em ataque a presidente do TRF-4, Lula resgata Guerra de Canudos

"Esse cidadão é bisneto do general que invadiu Canudos e matou Antônio Conselheiro. Talvez ele ache que eu seja cidadão de Canudos", afirmou o petista

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio ao acirramento da tensão entre as partes envolvidas uma semana antes do julgamento de recurso no TRF-4 Tribunal Regional Federal da 4ª região, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicou parte de seu discurso em evento realizado na noite de terça-feira, no Rio, para atacar o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, presidente da instituição.

O ex-presidente disse que Flores é bisneto do coronel que ordenou a invasão de Canudos, na Bahia, no final do século 19, e que culminou na morte de Antônio Conselheiro, líder da comunidade. “Esse cidadão é bisneto do general que invadiu Canudos e matou Antônio Conselheiro. Talvez ele ache que eu seja cidadão de Canudos”, afirmou o petista.

Na última segunda-feira, o presidente do TRF-4 fez reuniões em Brasília, com figuras como a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia — também presidente do Conselho Nacional de Justiça –, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Na pauta dos encontros estavam as ameaças sofridas pelos desembargadores responsáveis pelo julgamento de recurso apresentado por Lula, marcado para 24 de janeiro.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Durante o evento, Lula evitou fazer comentários sobre os desembargadores que julgarão seu recurso à condenação a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro proferida pelo juiz federal Sergio Moro no caso envolvendo um apartamento tríplex no Guarujá (SP). Contudo, o ex-presidente não evitou tecer comentários sobre o presidente do tribunal de Porto Alegre (RS).

“Eu acho estranho um juiz dizer que não leu a sentença do Moro, mas dizer acreditar que ela é irretocável”, provocou. No ano passado, Flores chegou a classificar a sentença vinda da primeira instância como “irretocável”. O petista também fez críticas ao juiz Moro e aos procuradores e delegados da força-tarefa da operação Lava Jato.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.