PMDB fecha questão a favor da reforma da Previdência

Trata-se de movimento importante para o avanço da PEC 287/2016, mas que ainda precisa ser acompanhado por outras siglas da base e provar-se eficaz em coibir defecções

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A Executiva Nacional do PMDB aprovou, na tarde desta quarta-feira (6), fechamento de questão a favor da reforma da Previdência. A iniciativa confirma as expectativas do mundo político e amplia a pressão sobre deputados e senadores do partido para votarem com o governo. Trata-se de movimento importante para o avanço da PEC 287/2016, mas que ainda precisa ser acompanhado por outras siglas da base e provar-se eficaz em coibir defecções.

O fechamento de questão é decisão tomada pela cúpula dos partidos, com o intuito de possibilitar a punição de parlamentares infiéis. As sanções variam, mas podem levar até mesmo à expulsão do congressista da legenda. Além disso, o fechamento de questão alivia eventuais pressões externas pelo voto contrário dos parlamentares, facilitando o apoio a uma agenda impopular, uma vez que oferece a justificativa da atuação da força partidária sobre o processo e o risco de sanções.

A decisão tomada nesta tarde confirma anúncio feito na véspera pelo líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP). Até esta tarde, apenas o PTB havia anunciado que iria fechar questão favorável à reforma previdenciária. Outras legendas enfrentam dificuldades para seguir o mesmo caminho. Neste grupo, assumem posição de destaque o PSD, partido do próprio ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o PR. Do lado do PSDB, o clima ainda é de divisão, a despeito dos esforços de importantes lideranças na legenda pelo fechamento de questão.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.